
Olá! Nós somos o Coletivo Viravoltear (núcleo de experimentação cênica ), e fomos selecionados, com a cena “Eumano”, para o festival Cenas Curtas - Galpão Cine Horto, que será realizado entre os dias 29 de agosto e 04 de setembro de 2022, em Belo Horizonte.
No ano em que Drummond comemoraria 120 anos de vida, o nosso objetivo é levar a arte e a poesia drummondianas para um grande festival, como forma de ressaltar e valorizar cada vez mais a cultura da nossa cidade.
Recebemos uma ajuda de custo do festival, mas, infelizmente, esse auxílio não cobre todos os gastos para tornar viável a nossa participação. Temos uma equipe de 8 pessoas, e precisamos financiar as passagens, a hospedagem, a alimentação de todos, e, também, o carreto para levar nosso material cênico.
Você pode nos ajudar?
Sobre a cena
A cena "Eumano" é uma experimentação que trabalha a intersecção entre as linguagens da dança e do teatro, partindo de poesias de Carlos Drummond de Andrade presentes na obra “As Impurezas do Branco”, de 1973. Trazendo as poesias escolhidas para o corpo, que serviram de estímulo para a criação de uma dramaticidade específica da dança para as figuras que performam em cada cena. Tais personagens são carregadas de elementos que fazem luzir reflexões sobre temas comuns aos abordados nas obras de Drummond, tais como o amor, a metafísica e a vida cotidiana presente nos jornais e na publicidade. Apresentando uma ação pelo sensível, tal qual a poesia, este espetáculo propõe uma leitura pelo contato e pela experiência - características importantíssimas que configuram o teatro/dança.
O festival
“Festival Cenas Curtas é um festival anual, criado com o objetivo de estimular a pesquisa, a criatividade, reunir artistas e proporcionar ao público acesso a uma diversidade maior de gêneros teatrais.”