SOBRE A ESCOLA:
A Etec Prof.ª Marines Teodoro de Freitas Almeida foi criada em 2009, sendo administrada pelo Centro Paula Souza, que é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Na escola funcionam os cursos do ensino técnico integrado ensino técnico nas áreas de Informática e Meio Ambiente, além de cursos técnicos. Ao longo da sua criação, a comunidade escolar adquiriu diversas conquistas, como laboratórios, cursos novos e inúmeras premiações em congressos, Olimpíadas, dentre outras.
Recentemente, a destacada participação da escola na Olimpíada de Matemática Sem Fronteiras, permitiu aos alunos a sua seleção para participar no QUANTA 2016 (22rd INTERNATIONAL COMPETITION FOR SCIENCE, MATHEMATICS, MENTAL ABILITY AND ELECTRONICS) na Índia, quando obteve-se o terceiro lugar na prova de habilidades mentais, graças a essa conquista a escola foi selecionada para participar em uma feira localizada em Londres, o LIYSF.
SOBRE A FEIRA:
Fundada em 1959, a LONDON INTERNATIONAL YOUTH SCIENCIE FORUM(LIYSF) tem o objetivo de dar maior importância a ciência e suas aplicações para os benefícios da humanidade e criar um melhor entendimento entre jovens de todas as nações. O evento ocorre na sede do Imperial College, no famoso bairro de South Kensington, ao lado do Hyde Park, e reúne todos os anos 450 estudantes de mais de 65 países dos cinco continentes.
Um dos momentos mais importantes da programação é a noite de apresentação de projetos, conhecida como “The Science Forum Bazaar”, na qual os participantes apresentam através de pôsters um projeto de investigação científica de sua autoria para os demais participantes de evento, bem como para o público em geral e avaliadores do Imperial College. Os 10 melhores projetos são selecionados para uma sessão de comunicação oral em que apresentarão em auditório seu projeto apenas aos colegas participantes do LIYSF.
SOBRE OS PARTICIPANTES:
André: Meu nome é Andre Urian, tenho 17 anos, estudante da Etec Prof.ª Marines Teodoro de Freitas Almeida. Desde pequeno sempre gostei de informática, em 2016 a escola me convidou para participar das provas de robótica na QUANTA, em Lucknow, Índia. Em julho de 2016 iniciei com mais um grupo de alunos a programar o aplicativo TreeGO, que será apresentado por mim e pelo Lucas em Londres durante a LIYSF.
Lucas: Eu sou o Lucas Gabriel, tenho 17 anos, estudante da Etec Prof.ª Marines Teodoro de Freitas Almeida e, graças ao trabalho desenvolvido na escola, posso hoje falar que conquistei muitas oportunidades, assim como a de apresentar o aplicativo TreeGo, desenvolvido por 14 alunos da escola, em Londres. O aplicativo começou a ser desenvolvido em junho de 2016, e agora em 2017 já em sua fase final fomos selecionados para uma apresentação em nível internacional, uma grande conquista tanto para a escola quanto para a cidade de Novo Horizonte.
SOBRE O CONVITE:
Devido ao alto desempenho dos alunos na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras nos anos 2015 e 2016 a escola recebeu um convite da Rede POC para participar da QUANTA 2016 (22rd INTERNATIONAL COMPETITION FOR SCIENCE, MATHEMATICS, MENTAL ABILITY AND ELECTRONICS), olimpíada organizada pela City Montessori School, em Lucknow, na Índia. Devido a participação de tal olimpíada a rede POC nos classificou para participação e apresentação de um projeto no London International Youth Science Forum (LIYSF), onde, iremos apresentar um aplicativo desenvolvido na escola em parceria com a prefeitura do município de Novo Horizonte e a USP Esalq de Piracicaba/SP.
SOBRE O APLICATIVO:
O aplicativo TreeGo, desenvolvido por nós, facilita o mapeamento e reconhecimento de árvores e seus dados técnicos, permitindo controlar e otimizar as áreas ambientais das cidades, evitando problemas futuros como danos ao patrimônio público, tais como: rede elétrica, calçadas e, ainda, riscos de acidentes pessoais. Sua interface mobile permite que o usuário utilize o mesmo em qualquer trabalho de campo, seja online ou off-line, o que lhe garante uso fácil e sem complicações.
A aplicação armazena todos os dados técnicos (como tamanho, doenças, problemas, foto e geo-localização) de uma árvore e realiza cálculos com certos dados, permitindo assim, saber os riscos de acidentes, valor da árvore, entre outras informações sobre a mesma. Após a finalização do trabalho em campo, quando conectado à internet, o aplicativo envia todas as informações ao um banco de dados localizado nos servidores da prefeitura, permitindo assim maior controle da arborização do município.
SOBRE O MUNICÍPIO:
O município de Novo Horizonte apresenta diversos projetos relacionados nas áreas de Meio Ambiente, como o programa Verde Azul que tem como incentivo estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo. Por esse grande progresso na área ambiental a Etec teve a oportunidade de formar uma parceria com o município em ajudá-lo no controle de suas árvores, através do desempenho dos alunos dos ETIMs de Informática e Meio Ambiente, que agora planejam e executam juntos as ações por um mundo mais sustentável.
CONTA APM PARA DEPÓSITO:
BANCO: Banco do Brasil
AGÊNCIA: 0119-8
CONTA CORRENTE: 101097-2
FAVORECIDO: APM ETEC NOVO HORIZONTE
LINKS ÚTEIS:
Escola: http://www.etec-novohorizonte.com.br/site/
Feira: http://www.liysf.org.uk/
Rede POC: http://www.redepoc.com/