Ester em Yale

ID da vaquinha: 287786
Ester em Yale
Ester Lima Toledo
Brasilia / DF
Arrecadado
R$ 850,00
Meta
R$ 5.350,00
Apoiadores
0
Encerrada
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou

Olá! Meu nome é Ester Lima Toledo, eu tenho dezessete anos e sou de Brasília, Distrito Federal. Eu fui selecionada para participar de um programa de verão chamado Yale Young Global Scholars, oferecido pela universidade de Yale, com o objetivo de estudar sobre "Sustainable Development and Social Entrepreneurship" (Desenvolvimento Sustentável e Empreendorismo Social).

Embora eu tenha recebido uma bolsa que cobre 75% dos custos do curso, que é de 6.000 dólares, ainda será preciso pagar os 1.500 dólares restantes até o dia 11 de abril. No entanto, essa taxa não cobre os custos com passagem, alimentação e gastos extras, e por isso minha família não tem condições financeiras para pagar essa taxa restante em conjunto com todos os outros gastos.

Por esse motivo, eu venho pedir a ajuda de vocês para arrecadar o dinheiro correspondente a essa taxa no intuito de me ajudar a chegar um pouco mais perto do meu sonho de trabalhar com empreendorismo social e educação no Brasil.

Sobre a minha relação com o curso:

Desde pequena, eu sempre estive muito ligada a assuntos relacionados com educação e meio ambiente. Quando eu entrei no meu primeiro ano do Ensino Médio, eu me tornei coordenadora de uma iniciativa chamada +Futuro | Ensino médio, que visa oferecer mentorias para alunos do E.M. em 5 disciplinas: Português, Matemática, Física, Química e Biologia. Algum tempo depois, eu me tornei coordenadora de projetos e inovações do ImpactaJovem Brasil, que objetiva favorecer e incentivar o engajamento juvenil mediante uma rede de voluntariado, monitoria escolar e em oportunidades educacionais. 

No ano de 2017, eu participei da 2ª Conferência Mapa Educação, onde foram elaborados posicionamentos e planos de ação que refletem a visão de estudantes de todo o Brasil sobre pautas como a Base Nacional Comum e a reforma do Ensino Médio. Ainda em 2017, eu fui aceita com 100% de bolsa (incluindo passagens, alimentação, moradia e gastos extras) no pre-college intensive English Program, um curso de 7 semanas oferecido pela The New School University, localizada em Nova York. Durante o curso, eu desenvolvi uma pesquisa, escrevi um artigo e apresentei sobre o tema "How Cultural and Religious Belief's related to Gender can affect girls' access to basic Education in rural areas of Pakistan". 

Além disso, eu também iniciei uma pesquisa, por meio de um programa chamado Cientista Beta, relacionada com a produção de um bioplástico alternativo de baixo custo e com maior resistência por meio da utilização da casca do ovo, o que me levou a inscrever uma ideia de projeto de lei relacionado à substituição do plástico convencional por bioplásticos alternativos em um programa chamado Parlamento Jovem Brasileiro. O meu projeto de lei foi o primeiro do Distrito Federal e isso me levou a ser a representante do DF no Parlamento Jovem Brasileiro, onde fui empossada deputada jovem e pude vivenciar a jornada parlamentar durante uma semana na câmara dos deputados, em conjunto com outros 77 jovens deputados de todos os estados brasileiros. Dentro desse programa, eu participei da comissão de Meio Ambiente e fui eleita como integrante da mesa diretora, a qual liderou a sessão plenária ao final do programa.

Por fim, eu também fui co-fundadora da 1ª Conferência Virtual de Protagonismo Juvenil. Essa conferência ocorreu de forma 100% virtual, o que possibilitou o envolvimento de mais de 400 jovens inscritos no evento, e contou com 15 mesas redondas para debater o papel do jovem em temas como o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, empreendedorismo, renovação política no país e a defesa de uma representatividade maior de minorias na política, além da busca por educação de qualidade. A Conferência contou com personalidades como Joana D’arc Felix (agraciada com mais de 50 prêmios na carreira e PhD pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos), Tabata Amaral (cientista política formada pela Universidade de Harvard e co-fundadora do Movimento Acredito), representantes da ONU Meio Ambiente no Brasil e da ABRIC, (Associação Brasileira de Incentivo à Ciência), Politize! (plataforma de educação política), entre outros.

Por meio de todas essas experiências, eu percebi que o que eu mais quero e gosto de fazer é trabalhar com empreendorismo social e educação, principalmente no Brasil. Uma coisa que me chamou muito a atenção quando eu participava dessas oportunidades é que muitas vezes eram sempre as mesmas pessoas que iam nos eventos, porque, na maior parte dos casos, esse tipo de informação acaba não chegando pra quem mais precisa. Então, eu quero trabalhar exatamente nessa falha, por isso estou desenvolvendo projetos que possuam o objetivo de levar a informação para todos aqueles que poderiam usufruir dela mas infelizmente não têm acesso adequado. Um projeto recente é o desenvolvimento do núcleo Mapa Educação do DF, no qual o nosso primeiro objetivo constitui em trabalhar com escolas do Distrito Federal e divulgar oportunidades educacionais para estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Além disso, também estou desenvolvendo um projeto em conjunto com o ImagineSUS relacionado com a conscientização acerca do assédio sexual e preconceito de gênero em universidades.

Por isso, toda quantia é bem-vinda! Se desejar um comprovante, me informe o seu email e eu te enviarei o meu histórico escolar, minha lista de atividades e o email de aceitação em Yale. Obrigada!

Observação: Meu objetivo é 5.000 reais, porém o site cobra 6.5% do valor total, por isso o objetivo está como 5.350. Caso prefira depositar diretamente na Conta Bancária:

Agência: 5114-4
Conta: 193-7
CPF: 037.204.181-70

Links úteis:

1ª Conferência Virtual de Protagonismo Juvenil:

Notícias: 
https://pausapararefletir.wordpress.com/2017/12/29/voce-quer-inovacao-conheca-a-conferencia-virtual-de-protagonismo-juvenil-inscricoes-ate-dia-30-12/ 

https://nacoesunidas.org/onu-meio-ambiente-participa-da-1a-conferencia-virtual-de-protagonismo-juvenil/

Página no Facebook: https://www.facebook.com/conferenciadeprotagonismo/

Cientista Beta:

Site: http://cientistabeta.com.br/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/cientistabeta/

Parlamento Jovem brasileiro:

Site: http://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/educacao-para-a-cidadania/parlamentojovem
Página no Facebook: https://www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro/

Mapa Educação:

Site: http://mapaeducacao.com/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/mapaeducacao/

Impacta Jovem Brasil:

https://www.facebook.com/ImpactaJovemBrasil/

ImagineSUS:

https://www.facebook.com/imagineSUS/

Denunciar essa vaquinha
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
Elementos SVG

Curta e compartilhe nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados. 2020