Vaquinha / Outros / Dinheiro

Escola Municipal Nova Descoberta

ID da vaquinha: 52812
Escola Municipal Nova Descoberta
URL copiada!
57%
Arrecadado
R$ 5.690,00
de
Meta
R$ 10.000,00
Apoiadores
36
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

Um modelo para empoderamento de pessoas e comunidades: todos podem contribuir

Apesar de avanços ocorridos no Brasil nos últimos 20 anos, não houve melhora substancial na qualidade da escola, principalmente aquelas localizadas no nordeste do país. A magnitude desse problema pode ser estimada pelo baixo índice de desenvolvimento escolar (IDEB) médio, que varia de 2,3 a 3, em algumas localidades, distante do que seria ideal para preparar o aluno para um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Esse ciclo vicioso é reforçado pela inexistência de infraestrutura que torne a escola um ambiente atraente para o aluno, preparando-os intelectual e fisicamente para construir uma vida produtiva.

Estamos trabalhando para elevar o IDEB para níveis melhores num prazo de 3 anos. Para isso, estamos desenvolvendo modelo, via ações acadêmicas no município de Pureza (população de 8.400 pessoas) para trabalhar com os professores e alunos da rede municipal estadual. Iniciamos nossas atividades em 2015 com um curso de formação para os professores, que teve duração de 180 horas, que permitiu discussões de novas abordagens para o ensino e culminou com a realização de uma feira de ciências, com ampla mobilização de toda a comunidade.

Importante iniciativa tem sido a reforma da Escola Municipal Nova Descoberta, cujos alunos e professores já participam de nossas atividades. Essa escola atende a comunidade periférica e com necessidades adicionais. Escolhemos essa escola devido à inexistência de acessibilidade e portas de banheiros, que eram estreitas e não permitem a entrada de cadeira de rodas. Não há área de lazer para as crianças, que ficam na rua na hora do recreio. 

Nós nos reunimos com a comunidade de pais e professores e ouvimos sugestões que poderiam ser implementadas na escola. Conversamos sobre voluntariado, sobre os desejos deles em relação à escola e se eles poderiam auxiliar num projeto de reforma. Conseguimos a colaboração do arquiteto Estevão Antônio Lúcio dos Santos e do Engenheiro Elétrico Francisco Carlos da Costa que fizeram o projeto de reforma, pro bono. Incluímos na reforma a construção de uma nova sala de aula, de uma sala multiusuária e de área de lazer, com brinquedos e um pequeno campo de futebol. Iniciamos a reforma em novembro de 2015, e estamos com 40% da obra já realizada, graças a contribuições de pessoas como você. 

Em paralelo à modificação física, estamos trabalhando na implementação de uma nova agenda acadêmica, seguindo o modelo da escola modelo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Núcleo de Educação da Infância – NEI). A expectativa é transformar a escola em ambiente acolhedor para as crianças, estimulando sua permanência neste espaço, para que elas possam desenvolver-se e tornaremse cidadãos, de forma a permitir que a educação seja de fato um fator transformador nas vidas daquela comunidade. Acreditamos que todos nós podemos contribuir.

Para finalizar nosso projeto, pedimos o seu apoio financeiro . As doações serão usadas para compra de material para a reforma. A mão-de-obra será resultante em parte do trabalho de pais voluntários e amigos da escola. A ideia é fazer com que os pais sejam envolvidos nesse processo de melhoria e que eles se sintam participantes ativos e também responsáveis  pelo projeto.

Professores

Selma Maria Bezerra Jeronimo

Ivaneide Alves Soares da Costa

Giulianna Paiva Andrade

Estevão Antônio Lúcio dos Santos

Endereço: Rua Das Palmeiras, S-N, Centro, Pureza - RNCEP: 59582-000 

O município de Pureza foi escolhido como modelo de trabalho por causa de seu baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que, de acordo com o censo de 2011, foi de 2,5, enquanto a média para escolas privadas no Rio Grande do Norte fica acima de 4 pontos. 
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021