
PROJETO ENTRANDO NO SAMBA - RUMO AO CARNAVAL 2026, EM LUMIAR.
Com a proposta de promover a cultura do samba, patrimônio imaterial do país, e suas tradições, o projeto ENTRANDO NO SAMBA que reuniu crianças e adolescentes de comunidades da zona sul da cidade do Rio de Janeiro por mais de 10 anos (2006-2017) em suas oficinas de percussão nas comunidades Guararapes e Chapéu Mangueira, subiu a serra de Nova Friburgo chegando recentemente ao distrito de Lumiar (2025). A iniciativa foi possível, inicialmente, pelo apoio da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), durante o mês de maio. A partir de junho até outubro 2025, a continuidade das oficinas, em Lumiar, foi possível com o apoio de moradores e de pequenos comerciantes locais, o que fomentou o resgate do projeto na comunidade Chapéu Mangueira, e a promoção da diversidade por meio da união das crianças de Lumiar com a experiência musical das crianças e adolescentes da comunidade Chapéu Mangueira, do Rio de Janeiro.
As oficinas e apresentações são conduzidas pelo Mestre de Bateria Márcio Nascimento, ex-diretor da Escola de Samba São Clemente, do Rio de Janeiro, ex-morador da comunidade Chapéu Mangueira, convidado especialmente por sua experiência no trabalho com crianças e adolescentes, e participação por 10 anos (2007 a 2017) à frente do projeto Entrando no Samba no Rio.
Sob a produção executiva de Claudia Castañon, e realização da Associação Cultural Viva Lumiar, o Projeto ENTRANDO NO SAMBA busca contribuir para valorizar e difundir a produção cultural dos territórios, privilegiando dessa forma, o desenvolvimento empreendedor cultural das localidades .
Nesse sentido, em outubro 2025, vencendo muitos desafios, 14 crianças e adultos do Chapéu Mangueira subiram a serra e fizeram um ensaio aberto junto com as crianças de Lumiar, no coreto da Praça Carlos Maria Marchon, em Lumiar, apresentando o resultado dessa etapa o que gerou grande satisfação para o grupo participante e para as pessoas presentes.
Com essa Vakinha, pretendemos fomentar a valorização do Carnaval no Distrito de Lumiar, Nova Friburgo, e viabilizar a apresentação de 20 (vinte) crianças e adolescentes, unindo os dois grupos, em Lumiar, na segunda-feira do Carnaval 2026.
O valor será utilizado para pagamento do transporte em microônibus, almoço e 2 lanches para o grupo, pagamento dos cachês do Mestre de Bateria e de dois auxiliares e 2 mobilizadores sociais da comunidade, responsáveis pelo acompanhamento e cuidado das crianças.
Vale a pena apoiar essa Iniciativa que valoriza nossas crianças, promove a diversidade e alegria!