
Esta Vakinha nos ajudará principalmente com os custos das diárias do auditório e outros gastos necessários para a realização do encontro, especialmente tendo em vista que teremos mulheres dos diversos lugares do país.
~~~~~~~~~~~~~
O Encontro de 2024 tem como objetivos promover e fortalecer a comunhão entre as Virgens Consagradas das várias dioceses do país. Quer também incentivar e assessorar a formação com temas relevantes na vivência da vocação da consagrada para o processo de conversão pessoal e pastoral; fortalecer laços de fraternidade e apoio mútuo; divulgar e formar possibilidades de contribuição recíproca nas atividades do Ordo Virginum, sobretudo na ação pastoral, tendo em vista, também, a opção evangélica preferencial pelos pobres.
Outros objetivos são a promoção vocacional e evangelização pelos meios de comunicação; atualizar dados sobre a presença das consagradas no Brasil; além de celebrar os 54 anos da renovação do Ordo consecrationis virginum, documento promulgado em 31 de maio de 1970, pela então Congregação para o Culto Divino.
O Ordo Virginum constitui uma forma de Vida Consagrada, em conformidade com o cânon 604 do Código de Direito Canônico. Em 2018, foi publicada, pelo atual Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, a Instrução sobre o Ordo Virginum ECCLESIAE SPONSAE IMAGO, que “estabelece os princípios normativos e os critérios orientadores que os Pastores e cada diocese e Igreja particular, assimilada à diocese, deverão aplicar no cuidado pastoral do Ordo Virginum” (ESI, n. 10). Essa Instrução foi publicada pela CNBB na série “Documentos da Igreja, n. 50”.
No Brasil, o Ordo Virginum está presente em dioceses localizadas nas cinco regiões geográficas, com Virgens Consagradas de várias faixas etárias e formações profissionais, envolvidas em diferentes atividades eclesiais. No período anterior à pandemia de 2020, havia um retiro anual com a participação de virgens consagradas de diferentes dioceses do Brasil, que ocorria geralmente na cidade de São Paulo.