O Teatro do Instante é vinculado ao Grupo de Pesquisa Poéticas do Corpo, ligado à Universidade de Brasília. Estamos juntos há oito anos e nesta trajetória realizamos diversas obras teatrais, performáticas e audiovisuais.
A montagem é a primeira versão, em língua portuguesa, da obra “Contra o Progresso” do catalão Esteve Soler.
A obra faz parte da trilogia En Contra premiada e traduzida para cerca de 20 idiomas. Após apresentar-se no Festival Cena Contemporânea de 2015, na sede do Teatro O Bando, em Portugal e na Caixa Cultural em Brasília, o espetáculo agora vai ocupar o Espaço Cultural Casa Niemeyer, no Park Way, vinculado à Diretoria de Difusão Cultural da UnB.
A temporada será em dezembro, com apresentações nos dias 2, 3, 9, 10, 16 e 17. O valor arrecadado arcará com custos básicos de produção da temporada que terá entrada franca mediante reserva.
Valmir Santos, crítico do site Teatro Jornal, dedicou uma análise à nossa montagem. Segundo ele:
Diálogos e situações pinçam o burlesco e o nonsense em retratos de existências anestesiadas, de valores frouxos e regidas por desvios outros, absurdos. (...) A escolha de um espaço não convencional em vez do edifício teatral faz com que a ambientação real concebida pelo Teatro do Instante toque os efeitos de realidade que a dramaturgia abarca. As leituras/escutas desses textos curtos são amplificadas por dispositivos de trânsito, instalação e performance. (...) trajetos na encenação de Diego Borges inteligentemente entranhada à dramaturgia.
Para cada doação a partir de 50 reais o grupo oferece um exemplar da obra Poéticas do Corpo – Instantes em Cena, lançada este ano pela Editora da UnB, composta por artigos de seus pesquisadores e colaboradores.