A pandemia de Covid-19 está deixando ainda mais claro como a desigualdade é cruel –e a gente não se conforma com isso. Apoie mães incríveis do Morro dos Macacos no sonho de cursar uma faculdade e criar um lar melhor para seus filhos também sonharem alto!
Qual é o seu sonho para a sua vida? Até onde você quer chegar?
Vivemos em um mundo que nega a muita gente até mesmo se fazer estas perguntas. É muito injusto que a desigualdade faça com que tantos não tenham as condições mínimas para desenvolver seu potencial e buscar a felicidade!
O momento de pandemia e quarentena está tornando esta realidade ainda mais clara pra todos nós, com os mais vulneráveis tendo dificuldades ainda maiores do que as nossas. E você deve estar sentindo isso: se vivêssemos em uma sociedade mais justa, com oportunidades mais iguais, passaríamos por esta crise com muito menos sofrimento.
Não é só dinheiro – são sonhos!
E como é possível sonhar, quando se parte de um lar cheio de dificuldades, em um ambiente violento, sem acesso à educação, sem exemplos para seguir? Muitas crianças e mulheres vivem esta realidade em suas famílias e é isso que queremos mudar.
Ousamos sonhar com que todos possam sonhar!
Nós somos como você: não nos conformamos com a desigualdade de oportunidades e acreditamos que todos têm potencial para criar seus próprios sonhos e ir atrás deles, se forem dadas as condições. Vamos fazer algo para chegar lá!
Agimos onde tudo começa: nos lares e nas famílias - e falar de famílias é sempre falar de mulheres. Se você teve uma boa educação e mães e pais que puderam te apoiar, sabe como este ponto de partida foi importante, não é?
O Morro dos Macacos fica na Zona Norte do Rio de Janeiro. É lá que trabalhamos com famílias que têm como única fonte de renda o Bolsa Família. São lares comandados por mulheres, muitas vezes separadas, cuidando dos filhos sozinhas. Elas fazem o seu melhor – mas nesta situação difícil suas crianças acabam sofrendo, tendo problemas na educação em casa e na escola. Todos aí estão impedidos de sonhar e você pode ajudar a mudar isso!
A ONG Anjos da Tia Stellinha identifica individualmente as dificuldades e atua para empoderar mães e apoiar crianças para que possam ser o seu melhor. Pagamos cursos, oferecemos oficinas, realizamos passeios culturais e de lazer. Mães aprendem o que precisam para se tornarem empreendedoras, crianças ganham reforço para irem bem na escola. Psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos dão apoio especializado. E são distribuídos lanches ao longo do mês em todas as atividades e cestas básicas mensais para as famílias assistidas – 20 mães, 70 crianças. Já vencemos editais de grandes empresas que nos ajudaram com capacitação e fomos destaque no maior fórum de empreendedorismo feminino do Brasil.O objetivo é que cada família que entra possa sair emancipada, com a capacidade de escrever por conta própria a sua história. Conseguimos com que as crianças atendidas tenham 0% de evasão escolar e temos famílias que saíram da favela e não vivem mais do Bolsa Família. São histórias emocionantes! Andreza é um exemplo de sucesso: depois de 3 anos na ONG, passou por 20 cursos e se profissionalizou como confeiteira, quadruplicando sua renda. Cada um de seus quatro filhos hoje têm seu próprio quarto em uma casa “no asfalto”, com um lindo atelier no segundo andar. Ela tem uma funcionária e seu marido entrega os bolos.
Estas mães querem sonhar por elas e por suas crianças. Faça isso acontecer!
As mães das famílias que assistimos são mulheres incríveis, poderosas, que começam a entender suas vocações com o nosso apoio. Sonhos que você sempre teve e pôde ir atrás de realizar começam a ser os delas - como ter carreiras que as realizem e lhes deem o que precisam para cuidar bem de seus filhos. E isso muitas vezes passa por fazer uma faculdade! Hoje, precisamos de R$15.000 para pagar mensalidades de cursos que podem ser de gastronomia, administração, gestão comercial...
Mudar as vidas destas grandes mulheres e dar o que precisam para serem quem podem ser já é incrível. Mas significa também mudar a realidade de suas crianças: ter mães felizes, realizadas e capazes de sustentar a casa tem um efeito que durará por toda a vida e, assim, elas também poderão ser quem podem ser. Acredite: funciona! Vemos isso todos os dias e você vai sentir muito orgulho de fazer parte dessas grandes histórias.
Vamos mudar vidas para mudar o mundo, combatendo a desigualdade com oportunidade!