Estivemos em Moçambique em Outubro de 2019, trabalhando na reforma de uma escola para crianças que estão no período de pré-alfabetização.
Durante nossa jornada conhecemos, observamos e conversamos com 21 jovens da comunidade que são extremamente curiosos e dedicados. Com muita vontade de aprender, mas poucas condições ofertadas.
Hoje esses jovens têm acesso à educação em uma escola do governo porém, não é uma educação de qualidade e não proporciona alternativas ou oportunidades profissionais.
Essa é uma das razões que contribui para que alguns problemas e desafios estruturais socioeconômicos permaneçam na comunidade.
Visitamos pessoalmente algumas possíveis escolas particulares, relativamente próximas a Monéia. Depois de uma conversa com os jovens e seus respectivos responsáveis, vamos lutar para que tenham um ensino sério e humano. A escola eleita tambem oferece cursos técnicos (Serralheria, Carpintaria, Construção Civil e Agropecuária).
Já arrecadamos o valor referente à anuidade.
Nossa meta agora é conseguir a quantia para moradia e alimentação de todos eles, senão eles não conseguirão cursar a escola (mesmo sendo próximo, são 5 horas de ônibus até a cidade onde a escola está localizada: Marere).
Esse valor garantirá que possam ser protagonistas de um novo caminho durante o primeiro trimestre de 2020.