
Somos o Hub de Incentivo à Leitura, uma plataforma de impacto social que leva livros e promove o hábito da leitura por todo o Brasil.
O hub é o resultado da sinergia de atuações de duas profissionais que já atuam com impacto social há muitos anos, e perceberam que para escalar os impactos é preciso criar um caminho transparente e claro de participação de toda a sociedade nestas mudanças. Unindo forças para co-criar um impacto que seja ao mesmo tempo regional e escalável. Somos Adriane Laste da empresa CLIC, que atua com projetos socioculturais como o Nossa Biblioteca - projeto incentivado de doação de acervos para bibliotecas de escolas públicas de todo o país; e Nelma Zero, da consultoria Zero&Co, que atua em projetos de desenvolvimento territorial nas áreas de sustentabilidade e impacto social.
Atentas às mudanças do cenário social e às novas demandas por acesso à leitura, criamos um guarda-chuva de ações de incentivo à leitura, unindo duas frentes complementares:
Dentro do primeiro pilar de financiamento coletivo, fazemos campanhas recorrentes de captação de recursos de pessoas físicas e jurídicas para doação de acervos de livros novos para instituições cadastradas, sempre selecionando três beneficiadas do mesmo estado em cada campanha. Nosso objetivo é criar um impacto sistêmico e escalável, para que cada vez mais pessoas tenham acesso aos livros e ao conhecimento.
Na campanha “É Só o Começo”, o foco é apoiar apenados do sistema prisional. Oferecer livros a esse público não é apenas incentivar a leitura, mas também contribuir para a remição de pena, a educação formal e o desenvolvimento pessoal.
De acordo com a legislação, cada custodiado pode ler até 12 obras por ano, com prazo máximo de 21 dias para concluir cada livro. A cada obra lida, são computados dias de remição, que chegam a 48 dias ao longo de um ano.
Segundo o Conselho Nacional de Educação, 66% da população carcerária não concluiu o ensino fundamental e 8% é analfabeta. Os livros doados podem servir de material para estudos a distância, preparando muitos para prestar vestibular e cursar o ensino superior via EAD.
Nossos parceiros nesta jornada são o Banco de Livros, iniciativa da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela FIERGS. O Banco de Livros instala bibliotecas em locais de baixa renda — comunidades, hospitais, escolas, presídios e asilos — garantindo acesso gratuito à cultura. As editoras Artes e Ofícios Libretos e L&PM e outros que ainda virão se somar à nós. E a assessoria de comunicação NAVEComunica, que fará a divulgação da campanha.
Na campanha “É Só o Começo”, nosso parceiro, o Banco de Livros, que fica responsável pela entrega dos livros às instituições beneficiadas e pelo registro documental de cada doação, assegurando transparência em nossa prestação de contas.
Nesta edição, vamos beneficiar três unidades prisionais no Rio Grande do Sul:
Estimamos atender cerca de 3.566 custodiados, oferecendo-lhes, sem nenhum custo, 600 livros novos. Nossa curadoria seleciona obras conforme as necessidades e solicitações de cada instituição.
Queremos arrecadar fundos até janeiro de 2026, promovendo uma cultura doadora e uma cultura leitora ao mesmo tempo. Somamos forças com o Dia de Doar um movimento nacional em prol da generosidade e da cultura colaborativa. É uma celebração do prazer de doar e do incentivo a um país mais solidário, voltado para construção coletiva.
As entregas serão realizadas no início do próximo ano (2026) levando esperança e novos começos a quem mais precisa.
Com sua contribuição, centenas de apenados terão a oportunidade de transformar suas histórias e construir um futuro melhor.
Venha conosco promover esperança neste Natal e Ano Novo!
Saiba mais sobre o nosso trabalho em: @pontes_para_leitura
Conheça nossos parceiros: @nossabiblioteca | @zeroand.co | @bancodelivrosrs | @arteseofícios | @lepmeditores | @libretoseditora | @navecomunica