O que?
Um kit inspirado em grupos que praticam trekking que montam acampamentos em qualquer lugar, exposto à chuva, vento e frio. Ele é composto por uma garrafa térmica, cobertor, colchão de ar com bomba embutida, barraca e uma mochila impermeável. O objetivo é trazer o mínimo de conforto para melhorar o sono do morador em situação de rua.
Por que?
É prático, barato, cria um espaço um pouco mais seguro, limpo e confortável do que estar deitado no chão próximo a ratos, baratas e exposto na rua. Também por ser mais flexível em relação as lonas que hoje eles utilizam para montar os barracos permitindo que eles se desloquem pela cidade e acampem em qualquer local ficando sempre abrigado da chuva e frio além de manter a cidade mais limpa. Outro ponto positivo é que os agentes da prefeitura não podem recolher do morador nada que ele consiga carregar com si.
Por que somente 10?
Esta iniciativa começou como nosso trabalho de conclusão da Pós-graduação, onde tínhamos o desafio: “Como podemos melhorar a condição dos moradores em situação de rua resolvendo suas necessidades básicas como um local com mínimo de conforto para dormir protegido da chuva e frio, banheiro para sua higiene e cuidar da sua saúde.”
A nossa solução foi criar o Kit sono, e como parte do nosso processo de criação entregamos um primeiro kit para escutar os comentários e sugestões, de modo a ajustá-lo. Agora com esses 10 kits queremos validar os ajustes que fizemos para na sequência, se validado, criarmos uma campanha bem maior que gere impacto positivo e melhore a vida de algumas moradores trazendo um pouco mais de conforto e dignidade de maneira imediata.
Quanto?
O Custo para montagem do 1º Kit foi de R$ R$ 311,30. Mas com uma distribuição maior acreditamos conseguir negociar diretamente com os fabricantes e reduzir pelo menos 10%. Esperamos levantar o dinheiro através de sites colaborativos e/ou empresas que queriam patrocinar fornecendo dinheiro ou até mesmo alguns dos itens que compõem o kit.
Vídeo validando protótipo https://www.youtube.com/watch?v=-jEIaL-NRcc&t=31s