
Mobilidade é um dos grandes temas atuais, refletido por um momento em que o desenvolvimento social e econômico de cidades como Porto Alegre (que ainda debate a construção de acesso a meios alternativos de transporte – como bicicletas e metrôs) é posto em questão sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável. O mesmo ocorre com o desenvolvimento e a proteção da cultura local em meio à globalização acelerada, que nem sempre vê o crescimento de uma cidade de forma sustentável. O objetivo é ajudar na conscientização do uso da bicicleta como um "processo cultural" e promover a ideia de consumo que inclua a produção cultural e de economia criativa locais – que inclui também o “conhecer ” da cidade.
Com a escolha do Distrito C como a área de organização do passeio, o projeto toma para si uma outra importante missão: a de fomentar a descoberta da cidade por pessoas que talvez não frequentem o distrito, além de gerar movimentação nos estúdios, comércios e salas lá localizados que desenvolvem atividades de economia criativa.
O Curta Bike nasceu na China e veio para Porto Alegre na mala da jornalista Fernanda Morena, que morou seis anos no país asiático. De lá, além de participar de uma ação semelhante em Pequim, trabalhou como correspondente do Portal Terra e stringer da BBC Brasil, além de ter atuado como produtora do Festival Brapeq de Cinema Brasileiro na China.
O trajeto será marcado por quatro paradas dentro do Distrito C, em que serão exibidos filmes de curta-metragem (de até 20 minutos) produzidos no país. A curadoria é assinada pelo cineasta Lucas Costanzi, diretor da produtora Sabujo Filmes, e irá primar por filmes que representem as mudanças sociais em grandes centros urbanos e suas possíveis resoluções.
Para o passeio ciclístico, o Curta Bike contá com o apoio da UrbsNova, idealizadora da criação do Distrito C e responsável pelos passeios ciclísticos já existentes na área.
O projeto tem o apoio institucional da Velô, revista sobre cultura e estilo de vida urbano de bicicleta, que completou um ano em outubro de 2014.
Os pontos de exibição dos filmes e apoiadores do projeto são: CC100, Vila Flores, Studio Q e Praça Florida, onde será realizado o encerramento da atividade.
O Curta Bike é um evento sem fins lucrativos, e a participação será gratuita. Entretanto, precisamos de verba para alugar o equipamento de projeção para a Praça Florida, já que a ideia é revitalizar a área, que guarda uma grande importância histórica para a cidade e hoje está mais abandonada.
Ajude o Curta Bike a fazer parte do calendário cultural da cidade. Participe da vaquinha, promova nossa página no Facebook