Há mais de 20 anos o mantenedor de fauna silvestre Rincão do Araticum abriga animais impossibilitados de retornarem à natureza. O foco do nosso trabalho é a conservação do bugio ruivo (Alouatta guariba clamitans), espécie ameaçada de extinção que ocorre no nosso estado.
A necessidade de manter estes primatas em cativeiro ocorre após estes indivíduos sofrerem algum tipo de efeito antrópico: desde animais que perderam membros após choque em rede elétrica a filhotes que perderam suas mães e foram criados sob cuidados humanos. Em resumo, todos os animais silvestres residentes no mantenedor (atualmente mais de 30) não puderam ser reabilitados para o retorno à vida livre por algum motivo ou foram nascidos/criados em cativeiro, portanto passarão o resto de suas vidas na ONG.
Você pode acompanhar um pouco do nosso trabalho (e ajudar com doação de itens) através do instagram @rincaoaraticum
No início de 2025 realizamos uma campanha de doações para arrecadar recursos para uma reforma emergencial em três dos sete recintos dos primatas. A campanha foi realizada através da vakinha online para custear o valor das novas telas dos recintos, uma vez que havíamos recebido um grande desconto por parte da empresa Gaiolas Argatel. Entretanto, ao atingirmos 43% do valor necessário a empresa resolveu inteirar o valor, realizando a doação das telas para a reforma emergencial da ONG. Graças a isso já estamos dando andamento na reforma dos recintos! Porém, para manter a transparência na arrecadação, achamos importante encerrar a campanha anterior no momento em que atingimos nosso objetivo proposto (conseguirmos custear as telas para reforma).
Estando vencida esta batalha, diante de nós a guerra permanece: nossa ONG é totalmente custeada por nossa fundadora Sílvia com o auxílio de doações. O custo mensal para manutenção dos animais é alto: alimentação de qualidade, atendimento veterinário, funcionários, produtos de limpeza, entre outros custos estruturais como por exemplo contas de água e luz. Sendo assim, resolvemos criar uma nova vakinha para manter um canal de doações aberto com nossos apoiadores. Também aceitamos doações dos mais diversos itens — basta nos contatar através do instagram. Na impossibilidade de doações, o compartilhamento do nosso projeto também ajuda imensamente! Contamos com você!