Vaquinha / Outros / Dinheiro

AJUDE A FAZENDA ROSEIRA

ID da vaquinha: 430973
AJUDE A FAZENDA ROSEIRA
Comunidade Jongo Dito Ribeiro
Campinas / SP
102%
Arrecadado
R$ 15.310,00
de
Meta
R$ 15.000,00
Apoiadores
186
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

https://www.facebook.com/187847154572845/videos/683449515389735

Na semana do Dia do Combate à Intolerância Religiosa, elementos sagrados de matriz africana são atacados na Casa de Cultura Fazenda Roseira

 

Mais uma vez, nos deparamos com uma situação absurda que gera tristeza, raiva e expõe a falta de proteção mesmo com todos os nossos esforços.

Na semana da luta contra a intolerância religiosa, elementos do patrimônio cultural material e imaterial de matriz africana, como livros, instrumentos musicais, objetos religiosos sagrados e outros bens que estruturam o espaço cultural, foram arrombados, desorganizados, destruídos e saqueados.

A Fazenda Roseira, ponto de cultura que desenvolve diversas atividades com escolas, grupos culturais, aulas de pós-graduação, possui acervo bibliográfico e salvaguarda o Jongo, manifestação cultural de matriz africana, sofreu muito hoje.

São mais de 20 anos protegendo o sagrado, a dança, a música e estudos sobre o Jongo e fomos atacados justamente na semana que se discute a intolerância religiosa.

Há mais de 4 anos pedimos segurança patrimonial, corte de mato e proteção para continuar desenvolvendo as atividades para esse espaço que é equipamento público de gestão compartilhada com reconhecimento internacional e que contribui tanto com a cidade e região metropolitana de Campinas.

Agora com a pandemia não é possível ter o mesmo fluxo de pessoas que tínhamos antes, dessa forma estão ainda mais vulneráveis.

De agosto de 2020 ao final do ano fizemos 5 boletins de ocorrência.

Além disso, fizemos 3 solicitações de corte do Mato, no final do ano de 2020 fizemos um novo protocolo e agora fomos orientados que devemos fazer outro por causa da nova  gestão.

Essa foi uma perda muito grande, mas infelizmente sabemos que não vai parar enquanto não tivermos ajuda. Estamos perdendo tudo que a comunidade se esforçou durante anos para arrecadar, adquirir e preservar. Temos que repor tudo o que perdemos e preservar o que ainda nos resta.

É a ausência de iluminação adequada, segurança patrimonial, corte de mato, que oferece risco ao espaço e às pessoas que se dedicam a ele.

É a falta de cuidado que gera pânico, medo e incerteza.

Desenvolvemos um bom trabalho para a sociedade e o mínimo de contrapartida é que tenhamos nossa segurança preservada.

Precisamos de ajuda, pedimos proteção, estamos vulneráveis!

 

Perdas:  

- Toda fiação externa de iluminação

- 4 holofotes

- 7 câmeras

- 2 alarmes

- 1 pia

- 1 fogão

- materiais infantis

- 7 trincos de janelas

- 3 fechaduras de porta

- 3 portas

- 1 televisão

- 1 cano de água quebrado que regava nossa horta

- 1 gira-gira

- cerca toda destruída

 

Fora todo o lixo, bagunça e deslocação de itens.

 

18/01/2021

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
Elementos SVG

Curta e compartilhe nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados. 2021