Como ajudar
Descubra
Como funciona
Construção do Memorial do Povo Pataxó Hã-Hã-Hãe
Projetos Sociais / Voluntariado
Cruz das Almas / BA

Construção do Memorial do Povo Pataxó Hã-Hã-Hãe

ID: 3545245
MEMORIAL PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃEA construção do Memorial  é um sonho deixado pelo saudoso Cacique Gerson Pataxó. Em memória a esse grande guerreiro e també, em memória de toda sua luta e dedicação em prol do seu povo e comunidade, lançamos essa va ver tudo
Sobre
Atualizações
Quem ajudou
Vakinha Premiada
Selos recebidos
Vaquinha criada em: 05/03/2023

MEMORIAL PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE

A construção do Memorial  é um sonho deixado pelo saudoso Cacique Gerson Pataxó. Em memória a esse grande guerreiro e també, em memória de toda sua luta e dedicação em prol do seu povo e comunidade, lançamos essa vakinha com objetivo de arrecadar doações para  colaborar na reforma do espaço, atualmente chamado de “sede“ .

Essa iniciativa tem sido desenvolvida pela Cacica Zenolia e demais membros e colaboradores da comunidade. Todo o trabalho vem sendo feito através de doações e de forma voluntária, através de mutirões. Devido aos altos custos da reforma, bem como da necessidade de compra de vários materiais, incluindo materiais destinados ao acabamento da reforma e montagem de todo o acervo, lançamos essa iniciativa para captarmos recursos financeiro.

A sede faz parte da historia e memória do povo  Pataxó Hã-Hã-Hãe. Desse modo,  com a reforma do espaço, planeja-se centralizar e expor todo o nosso acervo de fotos dos/das caciques, guerreiros e guerreiras que morreram na luta da terra. Somado à isso, o Memorial também será um lugar onde as crianças da comunidade irão conhecer a história de luta do seu povo.

A Reserva Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu está localizada no sul do estado da Bahia, faz fronteira com os municípios: Pau-Brasil, Camacan e Itaju do Colônia . 

Vale destacar também que a construção deste espaço promove o objetivo maior da nossa comunidade, que é manter nossa história e cultura viva.  Com isso, as nossas crianças e jovens podem conhecer e valorizar sua própria história.

UM POUCO DA NOSSA LUTA:

Em 2012, antes do nosso território ser julgado no Supremo Tribunal Federal, foram encontrado em uma parte da aldeia urnas funerárias com corpos que comprovaram que se tratava  de um território indígena.Isso foi decisivo para o julgamento e para a nossa vitória. Hoje, por não termos um local apropriado para trazer essas urnas de volta para nossa aldeia, elas se encontram na Universidade Federal da Bahia-UFBA, correndo sérios riscos de serem mandadas para fora do Estado da Bahia. Por isso  é tão importante a construção de um lugar físico, com a devida estrutura e suporte.

Contamos com  apoio de todos nessa luta!

Tudo o que você precisa saber sobre o Vakinha
Arrecadado
R$ 0,00
de R$ 10.000,00
Dê o primeiro coração
Comprar
Apoiadores0
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.