SOS ENCHENTES! Ajude cidades gaúchas atingidas pelas chuvas: Doe agora mesmo
Casa / Moradia

Uma cozinha para a Mestra Zenaide Parteira

ID: 3454645
Uma cozinha para a Mestra Zenaide Parteira
23 corações recebidos
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
  • Sobre
  • Novidades0
  • Quem ajudou
Você pode ajudar via Pix usando a chave:
3454645@vakinha.com.br
Copiar link
Vaquinha criada em: 04/02/2023

Uma cozinha para a Mestra Zenaide Parteira        

Mulher generosa, sábia e guerreira, que desde os seus 10 anos se dedica ao ofício de parteira. De sua região, tornou-se verdadeira liderança feminina, ensinando a ler e escrever jovens, velhos, meninos e meninas. Chegava até mesmo a vender suas próprias galinhas, para conseguir comprar material escolar pr’as famílias vizinhas. É grande entendedora do corpo da mulher, conhecimento que também faz questão de compartilhar. Por isso não hesitou em meter sua colher, dialogando com maridos sisudos e ameaçadores, acolhendo as mulheres em seus temores, para que neste saber pudessem se aprofundar. Por tantos feitos é respeitada nos rios e varadouros do Vale do Juruá, por todo canto que com seus pés conseguia alcançar, lutando pelos direitos das parteiras e pelo direito de todes a estudar.

Conhece os mistérios do parto, das plantas, e dos cantos. Cura a tantos com sua fé e alegria, tão bem reveladas em suas belas cantorias! Canta e encanta a todos com suas composições de alta qualidade, criadas e recebidas pela mais fina sensibilidade. Sangue indígena corre em suas veias, sendo também uma artesã verdadeira. Tece colares de miçangas de lindas formas e cores, que às mulheres que os utilizam, doam poder e beleza das mais perfumadas flores. E assim se completa seu trabalho nesta Terra, batalha que só expande e nunca, jamais encerra: o de semear sempre, ao longo de sua caminhada, crianças, saberes, melodias, colares e mulheres empoderadas. 

Mudar-se para a cidade foi de sua saúde uma necessidade, e tem trazido tanto oportunidades, quanto adversidades. Em Rio Branco fez novas amizades e é conhecida por suas composições e arte de partejar. Mas há também os momentos de tempestade, quando os laços de afeto são fundamentais para se atravessar. A família toda teve que se mudar para uma casa que não estava pronta para ser seu lar. É preciso construir um quarto e uma cozinha, motivo que nos fez iniciar esta Vaquinha!

Se você quiser contribuir com Dona Zenaide e seus parentes, saiba que ainda concorrerá a um fabuloso presente: ao final faremos um sorteio para tirar uma pessoa felizarda, que receberá um show desta grande Mestra por uma vídeo-chamada!

Então não se demore, venha, colabore! Agradecemos de coração a qualquer valor de contribuição!

(Texto por Amanda Schoenmaker)

Você também pode contribuir via Pix usando a chave: 3454645@vakinha.com.br
Você e a vaquinha concorrem a R$ 15 MIL
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
© 2024 - Todos direitos reservados