
Construção da Casa da Vó Siriani Huni Kuî
Por dignidade, proteção e continuidade dos saberes ancestrais
Com o coração cheio de alegria, lançamos esta vakinha para a construção da Casa da Vó Siriani Huni Kuî, uma anciã guardiã dos saberes tradicionais do povo Huni Kuî, nascida na região do Rio Jordão, no coração da floresta amazônica acreana.
Vó Siriani é irmã da Pajé Bimi Shu Ikaya, fundadora da Aldeia Segredo do Artesão, onde hoje ela vive e integra o grupo Nixe Pae. Além de ser mestra no manejo das linhas e tecidos que criam as vestes tradicionais de seu povo, ela também é uma mulher de força cerimonial, que atua com as medicinas colhidas na floresta, que são utilizadas para banhos de limpeza, defumações, e a preparação de remédios naturais para tratamento de doenças.
Sua presença é um elo vivo entre as gerações, uma fonte de cura, amor e sabedoria.
No entanto, a casa onde Vó Siriani mora hoje está situada às margens do rio, sem cobertura nas laterais, com a estrutura comprometida pela ação do tempo. Um espaço que não oferece segurança, conforto ou proteção para ela e sua família.
Como associação Aîbaibu Kayawai – Mulheres que Curam, sentimos profundamente o chamado de viabilizar a construção de um novo lar para essa mulher que tanto oferece à todos nós. Este projeto busca garantir a ela e aos seus uma moradia mais segura, confortável e apropriada, para a continuidade dos saberes que carrega e compartilha com tanta generosidade.
🌿 Contribuir com essa campanha é mais do que doar: é plantar futuro e fortalecer a cultura da floresta.Se essa história tocou o seu coração, junte-se a nós. Cada gesto conta. Cada contribuição é um gesto de respeito e amor.
📌 O valor total necessário é de aproximadamente R$ 22.000,00, para cobrir mão de obra e materiais de acabamento.
Vamos juntas e juntos realizar o sonho da Vó Siriani de ter um lar.
Gratidão profunda,Aîbaibu Kayawai – Mulheres que Curam
https://www.aibaibukayawai.com/