
Meu nome é Francisco Sebok. Sou apaixonado pela experiência de fraternidade que o esporte é capaz de gerar entre pessoas.
Confúcio dizia “Fala-me e eu esquecerei, ensina-me e eu lembrarei, envolva-me e eu entenderei”. O envolvimento que o esporte traz dá a oportunidade de entender muitas coisas importantes, como por exemplo: somos irmãos e irmãs entre nós, independente de cultura, raça, religião. A minha luta tem sido para que o esporte possa auxiliar a compreender isso.
"Uma cultura de paz por meio do esporte", esse foi o título da minha tese escrita na USP há 19 anos atrás. Durante esses 19 anos tenho doado a minha vida para promover essa cultura por onde passei: Brasil (Paraná, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina), Itália, Suíça, Filipinas, Alemanha, EUA e atualmente em Guaratinguetá (estado de São Paulo).
Recentemente amigos da Alemanha me convidaram para uma conferência. Trabalhei com eles na Alemanha num projeto de integração entre alemães e refugiados por meio do esporte. É um convite para que eu faça parte de uma plenária onde poderei expor esse trabalho de 19 anos de luta por uma causa.
Gostaria, com essa vaquinha, convidar quem puder a ajudar a realizar essa viagem. Será uma conferência em Paris no mês dos Jogos Olímpicos, em Julho de 2024, logo nos dias da abertura dos Jogos Olímpicos. Será a oportunidade de poder partilhar esses 19 anos de luta por uma causa, que hoje o mundo necessita mais do que nunca: uma cultura de paz.