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COMPRA DE EQUIPAMENTOS DO PROJETO CAIXA DE AREIA EM ARARUNA

ID: 382662
COMPRA DE EQUIPAMENTOS DO PROJETO CAIXA DE AREIA EM ARARUNA
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Vakinha Premiada
Vaquinha criada em: 12/10/2018

Apresentação

Situação atual da nossa da Caixa Interativa

O projeto da caixa interativa surgiu a partir de um projeto extensionista do Campus VIII, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), orientado pelo Professor Alan Barbosa, que consiste na aplicação da tecnologia de realidade aumentada para a formação de alunos do Ensino Fudamental II e Ensino Médio da cidade de Araruna-PB, para a compreensão do tema água e suas múltiplas dimensões. Atualmente, o projeto se encontra bem encaminhado (já na fase de início das aulas com os alunos), porém a maioria dos equipamentos não são de uso único do nosso projeto, daí a necessidade de materiais próprios. A seguir apresenta-se um pouco a respeita dessa tecnologia que estamos aplicando.

A ideia principal é construir uma caixa de areia interativa de modo a simular uma parcela de cidade, na qual se destacam diferentes características naturais e sociais que compõem a paisagem, com destaque para os recursos hídricos.  Com a caixa pretende-se simular as diferentes situações de uma Área de Preservação Permanente (APP) de uma parcela da cidade da seguinte forma: a caixa representará a parcela conceitual da cidade; a areia representará o relevo da parcela conceitual da cidade; os marcadores de RVA representarão elementos naturais e/ou construídos. 

O principal propósito é compreender os impactos das decisões tomadas pelos estudantes e interligar a gestão da água com a gestão da terra em seus diferentes setores . Serão utilizados como referência os conteúdos elencados nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Meio Ambiente que buscam trabalhar com os alunos procedimentos, atitudes e formação de valores a partir de interações interdisciplinares com temas transversais, neste caso a “Água”. 

Ainda mais, pretende-se com esse projeto:

  • Contribuir para o exercício da prática pedagógica em conteúdos relacionados a Água na Educação Básica, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio;
  • Promover a disseminação dos conhecimentos sobre o uso sustentável dos recursos hídricos;
  • Compreender o serviço ambiental prestado pelas APPs de nossos municípios, em especial na manutenção do ciclo hidrológico e na qualificação do planejamento urbano;
  • Divulgar a prevenção de riscos de desastres naturais, pela falta ou escassez de água, a fim de contribuir na formação de cidades mais resilientes, considerando as mudanças climáticas.

Problemática Enfrentada:

Visto que os equipamentos que estamos utilizando são de sua maioria adaptados e privados, o nosso objetivo é a compra dos mesmos para que sejam de total posse do Projeto (assim garantindo a efetividade e continuidade da aplicação dessa tecnologia na nossa cidade durante vários anos). Dessa forma, pretendemos adquirir os seguintes equipamentos:

  1. Computador com Placa Gráfica dedicada (Valor mínimo R$ 2.000,00);
  2. Kinect (R$ 300,00);
  3. Projetor LED (Valor mínimo R$ 1.200,00);
  4. Extensão e demais cabos eletrônicos (R$ 50,00);
  5. Gastos com materiais de divulgação e didáticos (R$ 300,00);
  6. Demais gastos referentes à manutenção do projeto (R$ 150,00).

Total a ser arrecado: R$ 4.000,00

 

A todos que contribuírem em favor do nosso projeto, fica o agradecimento dos alunos do Campus VIII da UEPB e também dos alunos das escolas públicas de Araruna-PB que se beneficiarão, de forma educacional, com esse projeto.

 

EDUCAÇÃO NÃO É GASTO, É INVESTIMENTO!

 

Imagens:

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Vaquinha criada em: 12/10/2018

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Situação atual da nossa da Caixa Interativa

O projeto da caixa interativa surgiu a partir de um projeto extensionista do Campus VIII, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), orientado pelo Professor Alan Barbosa, que consiste na aplicação da tecnologia de realidade aumentada para a formação de alunos do Ensino Fudamental II e Ensino Médio da cidade de Araruna-PB, para a compreensão do tema água e suas múltiplas dimensões. Atualmente, o projeto se encontra bem encaminhado (já na fase de início das aulas com os alunos), porém a maioria dos equipamentos não são de uso único do nosso projeto, daí a necessidade de materiais próprios. A seguir apresenta-se um pouco a respeita dessa tecnologia que estamos aplicando.

A ideia principal é construir uma caixa de areia interativa de modo a simular uma parcela de cidade, na qual se destacam diferentes características naturais e sociais que compõem a paisagem, com destaque para os recursos hídricos.  Com a caixa pretende-se simular as diferentes situações de uma Área de Preservação Permanente (APP) de uma parcela da cidade da seguinte forma: a caixa representará a parcela conceitual da cidade; a areia representará o relevo da parcela conceitual da cidade; os marcadores de RVA representarão elementos naturais e/ou construídos. 

O principal propósito é compreender os impactos das decisões tomadas pelos estudantes e interligar a gestão da água com a gestão da terra em seus diferentes setores . Serão utilizados como referência os conteúdos elencados nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Meio Ambiente que buscam trabalhar com os alunos procedimentos, atitudes e formação de valores a partir de interações interdisciplinares com temas transversais, neste caso a “Água”. 

Ainda mais, pretende-se com esse projeto:

  • Contribuir para o exercício da prática pedagógica em conteúdos relacionados a Água na Educação Básica, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio;
  • Promover a disseminação dos conhecimentos sobre o uso sustentável dos recursos hídricos;
  • Compreender o serviço ambiental prestado pelas APPs de nossos municípios, em especial na manutenção do ciclo hidrológico e na qualificação do planejamento urbano;
  • Divulgar a prevenção de riscos de desastres naturais, pela falta ou escassez de água, a fim de contribuir na formação de cidades mais resilientes, considerando as mudanças climáticas.

Problemática Enfrentada:

Visto que os equipamentos que estamos utilizando são de sua maioria adaptados e privados, o nosso objetivo é a compra dos mesmos para que sejam de total posse do Projeto (assim garantindo a efetividade e continuidade da aplicação dessa tecnologia na nossa cidade durante vários anos). Dessa forma, pretendemos adquirir os seguintes equipamentos:

  1. Computador com Placa Gráfica dedicada (Valor mínimo R$ 2.000,00);
  2. Kinect (R$ 300,00);
  3. Projetor LED (Valor mínimo R$ 1.200,00);
  4. Extensão e demais cabos eletrônicos (R$ 50,00);
  5. Gastos com materiais de divulgação e didáticos (R$ 300,00);
  6. Demais gastos referentes à manutenção do projeto (R$ 150,00).

Total a ser arrecado: R$ 4.000,00

 

A todos que contribuírem em favor do nosso projeto, fica o agradecimento dos alunos do Campus VIII da UEPB e também dos alunos das escolas públicas de Araruna-PB que se beneficiarão, de forma educacional, com esse projeto.

 

EDUCAÇÃO NÃO É GASTO, É INVESTIMENTO!

 

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