
Olá, me chamo Cristiane Lima Laitano, sou natural de Porto Alegre, mas resido em Florianópolis desde os meus 5 anos. Sou professora de Educação Infantil da rede privada, uma profissão que me encanta e me enche de orgulho. Hoje, venho compartilhar com vocês a minha história de luta, fé e resistência.
Em outubro do ano passado, fui surpreendida por uma ligação do posto de saúde do bairro onde moro, convidando-me para realizar um exame preventivo (Papa Nicolau). Achei estranho, pois nunca havia feito nenhum procedimento no posto. Fui ao exame com o pensamento de que poderia ser um sinal de alerta. Quando o resultado chegou, fui encaminhada para realizar uma colposcopia, e assim começou uma jornada que eu jamais imaginei trilhar.
No início de janeiro de 2025, após três meses de espera, não recebi a convocação para a colposcopia e resolvi fazer o exame de forma particular. No dia 9 de janeiro, realizei o exame e, por mais que tentasse me manter positiva, algo dentro de mim dizia que algo não estava certo. E no dia 23 de janeiro, veio a confirmação: fui diagnosticada com câncer no colo do útero.
O diagnóstico infelizmente, não esclareceu com precisão a localização do câncer, apenas que era maligno. No dia 8 de fevereiro, fui submetida a uma cirurgia de urgência para a retirada do colo do útero. Graças a Deus, até aquele momento, tínhamos recursos para custear os exames, a cirurgia e os tratamentos necessários.
Porém, 25 dias após a primeira cirurgia, recebi a notícia de que eu precisaria passar por uma nova cirurgia, com o mesmo caráter de urgência, agora para a retirada total do útero, trompas e ovários. A cirurgia está marcada para daqui a 6 dias, 11/03/3025, e é com o coração aberto que venho pedir a colaboração de amigos e familiares para ajudar a cobrir os custos dessa nova cirurgia, Biopsia do útero e dos linfonodos que também serão retirados, assim como fisioterapia pélvica pré e pós operatório, que totalizam o valor de R$ 55.000
Esta tem sido uma verdadeira montanha-russa emocional. São muitos os momentos de incerteza, medo e angústia. No entanto, mantenho a certeza de que Deus sabe o que faz e que cada um de nós é capaz de carregar o fardo que nos é dado. Sigo firme, resiliente e confiando que este momento, embora desafiador, é apenas mais uma prova a ser superada em minha vida.
Conto com a ajuda de todos vocês nessa corrida contra o tempo, que de alguma forma podem contribuir. Sei que, com o apoio de quem ama e acredita em mim, sairei dessa ainda mais forte.
Com fé e gratidão,
Cristiane Lima Laitano


