SOS ENCHENTES! Ajude cidades gaúchas atingidas pelas chuvas: Doe agora mesmo
Vaquinha / Outros / Dinheiro

Reforma da sede do Coletivo Sargento Perifa

ID: 1125947
Reforma da sede do Coletivo Sargento Perifa
Seja a primeira pessoa a dar um coração para esta vaquinha!
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
21%
Arrecadado
R$ 1.047,00
de
Meta
R$ 5.000,00
Apoiadores
14
Sobre
Novidades0
Quem ajudou
Vaquinha criada em: 15/06/2020

O Coletivo Sargento Perifa foi criado no dia 28 de maio de 2020, a partir da iniciativa de dois estudantes de jornalismo que visavam noticiar as coisas boas da favela. O Córrego do Sargento, localizado no bairro da Linha do Tiro, comunidade onde fica a sede do coletivo, já possuía vários moradores com iniciativas autônomas que faziam ações sociais no local sem estarem vinculados a algum projeto. Apesar disso, a comunidade era retratada na mídia tradicional na maioria das vezes pelo tráfico de drogas, tragédias e outras notícias negativas, reforçando assim o estereótipo da favela. Dessa maneira, fizemos uma reunião com todas as lideranças da comunidade e criamos o coletivo juntamente com uma equipe de mídia, formada por jovens das mais variadas idades para noticiar as ações sociais que já aconteciam. Nos organizamos como instituição e criamos um sistema onde um projeto pudesse apoiar o outro. 

A partir de um censo criado para filtrarmos as necessidades, também descobrimos alguns moradores que conseguiram a formação de um curso superior, na maioria, recém-formados em busca de experiência para o currículo. Dessa forma, abrimos as portas do coletivo para que esses moradores pudessem criar um projeto ou apoiar algum dos nossos já existentes. Hoje temos 12 projetos na comunidade e mais de 50 voluntários, com uma equipe jovem, formada por pessoas que lutam por quebrar barreiras sociais, se esforçando por elaborar projetos democráticos que representem a comunidade de uma maneira plural. Entre o grupo, estão inseridos jornalistas, pedagogos, professores de educação física, designers de interiores, administradores, enfermeiros, psicólogos, cientistas da computação, advogados, dentre outros, todos unidos em um só propósito: a melhoria da comunidade através de uma comunicação horizontal, onde ninguém ganha mais que ninguém e tudo o que se conquista é para o interesse de todos. 

Nosso objetivo é sempre combater a desigualdade social, em todas as esferas, tanto educacionais como sociais. Além disso, buscamos reforçar conceitos de identidade racial dos moradores, engajando-os em causas sociais/políticas do seu interesse, lhes dando autoridade e conhecimento dos seus direitos civis e ajudando mulheres em situação de violência doméstica. Atualmente estamos atendendo mais de 300 famílias, divididas em duas comunidades: Córrego do Sargento e Rio Morno - comunidade ribeirinha que sofre bastante, principalmente em tempos de chuva. Possuímos parceria com a ONG Novo Jeito, atualmente, ela é a principal provedora de donativos para o público que atendemos, contudo, o Terceiro Setor tem crescido e a quantidade de alimentos recebida é disputada com outros mais de 400 projetos. Não conseguimos beneficiar todas as famílias das comunidades que atendemos, pela quantidade que recebemos. 

Dessa forma, estamos em busca de parcerias com outras organizações com ou sem fins lucrativos para que possamos atender mais famílias e expandir nossa rede. Muitos perderam seus empregos e fontes de renda e tendo em vista que o Perifa serve como portfólio para cada voluntário, visamos criar um Perifa em cada comunidade, buscando pessoas resilientes que conseguiram acesso à educação e querem prestar serviços em prol de sua comunidade combatendo o desequilíbrio social e estimulando os moradores para o crescimento.

O espaço estava há muito tempo fechado e precisa de uma reforma para atendermos os moradores com qualidade e segurança. Quanto mais cedo conseguirmos os materiais, mais rápido abriremos o nosso projeto. As ideias já estão todas no papel, só faltam os recursos. Contribua conosco e compartilhe para os amigos. Fale do nosso coletivo!

 

Atenciosamente,

Coordenação do Coletivo.

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
© 2024 - Todos direitos reservados