
No dia 25 de novembro, logo após o nascimento do nosso filho Heitor, no dia 24, descobrimos que ele tem uma doença cardíaca chamada Estenose Pulmonar, que afeta o funcionamento do seu coração e requer uma cirurgia de emergência chamada Valvuloplastia Pulmonar Percutânea.
De acordo com os laudos médicos, conforme o Heitor cresce, a válvula afetada vai se estreitando, dificultando a passagem do ar e aumentando a possibilidade de uma parada cardíaca.
Desde então, descobrimos que, devido aos valores elevados e à complexidade da cirurgia, o Sistema Único de Saúde (SUS) não cobre o procedimento. Um processo jurídico seria necessário, mas ele pode prolongar a espera, o que pode ser fatal.
Fomos orientados a buscar o auxílio da Defensoria Pública, que tem nos acompanhado durante todo esse processo jurídico. No entanto, como não sabemos quanto tempo esse processo pode levar, esperamos que essa ação nos ajude a alcançar uma solução mais rápida.
De acordo com os orçamentos fornecidos pelos hospitais de Cuiabá (MT) e São José do Rio Preto (SP), o custo do procedimento cirúrgico pode variar entre R$ 60.000 e R$ 282.000, respectivamente, cobrindo os seguintes itens:
• Transporte especializado (UTI móvel) – o hospital fica a 3 horas da nossa residência• Procedimento• Internação
Infelizmente, como esse diagnóstico foi feito logo após o nascimento, dificulta qualquer consulta ou procedimento por meio de convênios, até mesmo para consultas regulares e medicamentos.
Além do problema cardíaco, Heitor apresentou outros dois diagnósticos que também exigem intervenção cirúrgica ou médica e não são cobertos pelo convênio. O primeiro é uma mucocele sob a língua, que pode afetar sua alimentação e fala e deve ser retirada por meio de microcirurgia, quando ele se recuperar da cirurgia cardíaca. O segundo é um problema muscular no pescoço, que limita sua mobilidade e impede o fortalecimento do músculo necessário para levantar a cabeça e, futuramente, sentar-se.
Sabemos que a cirurgia do coração é o próximo passo nessa jornada e que teremos muitos dias cuidando do nosso menino para que ele cresça saudável. Nos comprometemos a compartilhar as etapas dessa caminhada com nossa família, amigos e todos que nos abençoam com sua ajuda neste momento tão difícil.
Continuem orando por nossa família. Que Deus recompense a sua generosidade.