Criei essa vaquinha para ajudar na cirurgia da minha sobrinha, Iara, filha da Dina e da Dodô.
Coloco abaixo o texto das mães, explicando o problema de saúde que a nossa querida Iaiá tem e qual o nosso objetivo.
"Ainda na maternidade, tivemos o nosso primeiro susto: Iara não passou no teste da orelhinha. Logo depois, em seu primeiro mês de vida, fomos surpreendidas por um torcicolo que apareceu de forma inexplicável e que, para a nossa surpresa, se tornou recorrente pelo menos uma vez por mês.
Iara fez muitas sessões de osteopatia e fisioterapia, e aos poucos fomos entendendo que havia algo mais sério por trás dessas crises.
Foram muitas consultas com neuropediatras e geneticistas, das quais saíamos sem respostas; muitos exames sem nenhum diagnóstico conclusivo e uma ressonância com laudo incorreto. Até que, em fevereiro deste ano, fomos aconselhadas a repetir a ressonância e finalmente recebemos um diagnóstico. Foi um misto de alívio com um aperto no coração. Iara tem a medula ancorada e um lipoma na região medular. A princípio, tudo se resolverá com uma cirurgia na medula, e ela poderá ter uma vida normal.
É uma neurocirurgia que precisa ser realizada o quanto antes para que ela não tenha sequelas mais graves no futuro. O recomendado é que a cirurgia seja feita antes do primeiro ano de vida, e Iara já está com um ano e três meses. Além do atraso motor, ela pode vir a ter problemas mais sérios na bexiga e nos rins. A cirurgia dura em média seis horas, na qual o médico remove uma gordura para liberar a medula que está presa, e corta um osso da cervical para conseguir acessar a região.
Estamos correndo contra o tempo, porque antes de operar, ela precisa realizar mais alguns exames e ainda dependemos da liberação do plano de saúde, que só cobre os custos da internação. Infelizmente, não temos como arcar com o valor total do tratamento, que custa, entre consultas, exames e cirurgia, 90.000,00 Reais.
Temos 30.000,00, e precisamos arrecadar os outros 60.000,00. Por isso, pedimos a cada um que contribua se – e com quanto – puder. Nossa meta inicial é arrecadar os 60 mil que faltam para o tratamento, mas se der para abater uma parte desse valor, já será de grande ajuda. As doações podem ser anônimas e qualquer valor conta.
Obrigada, Dina, Dodô, Iara, Nino e Tati