Como ajudar
Descubra
Como funciona
Cirurgia Ceratocone Gustavo
Solidariedade / Pessoas / Saúde / Caridade
Tramandaí / RS

Cirurgia Ceratocone Gustavo

ID: 1328304
Gustavo Agliardi Soares, tem uma enfermiadade chamada Ceratocone, que afeta de forma agressiva sua visão, precisa de um tratamento em ambos os olhos, sendo que um deles em estado bem mais avançado, os procedimentos tratam-se de: 1 - Crossli ver tudo
Sobre
Atualizações
Quem ajudou
Vakinha Premiada
Selos recebidos
Vaquinha criada em: 26/08/2020

Gustavo Agliardi Soares, tem uma enfermiadade chamada Ceratocone, que afeta de forma agressiva sua visão, precisa de um tratamento em ambos os olhos, sendo que um deles em estado bem mais avançado, os procedimentos tratam-se de:

 

1 - Crosslinking

O Crosslink é um procedimento cirúrgico que consiste na aplicação de vitamina B2 e tratamento com luz UV-A diretamente sobre a córnea afetada, com objetivo de promover um endurecimento da córnea e impedir a evolução da doença. Córneas muito finas não devem ser submetidas a esse tipo de procedimento. É indicado exclusivamente para os casos em que há acompanhamento médico e existe progressão da doença. No final da década de 90, o grupo do Prof. Theo Seiler em Dressden, Alemanha, descreveu o tratamento para promoção de ligações covalentes no colágeno do estroma da córnea (crosslinking).

 

2 - Anel intraestromal ou Anel de Ferrara

O anel de Ferrara é uma órtese de formato semicircular, de espessuras variáveis, com 5 ou 6 mm de diâmetro, confeccionada em um tipo especial de Acrílico, que é o mesmo material utilizado na confecção de lentes intra-oculares. Ele é perfeitamente tolerado pelo organismo, não havendo risco de rejeição. É o mais moderno e seguro tratamento para o ceratocone.A primeira vez descrita essa técnica foi em 1996, com o objetivo de regularização e aplanamento da córnea. O oftalmologista brasileiro de Belo Horozonte, Dr. Paulo Ferrara.

Este é um procedimento cirúrgico que consiste no implante de uma órtese para promover a alteração do formato da córnea. No centro cirúrgico a cirurgia costuma ser rápida e indolor, com anestesia tópica. A recuperação costuma ser rápida. O procedimento tem auxiliado no tratamento corretivo do ceratocone, mas há contra-indicações, são as principais: ceratocones muito irregulares, córneas muito finas ou com cicatrizes ou muito curvas.A exemplo do que ocorre na maioria dos transplantes, muitas vezes o paciente terá que fazer correção de grau com uso de lentes de contato ou óculos mesmo tendo feito a cirurgia do anel de ferrara.O implante de anel de Ferrara é indicado, principalmente aos portadores de ceratocone em evolução de qualquer faixa etária, intolerantes a lentes de contato, ou com distorções acentuadas da córnea, como ocorre após o transplante. É também indicado para correção de deformidades corneanas como ectasias pós Lasik e PRK, astigmatismo irregular pós transplante de córnea e degeneração pelúcida.O anel intracorneano é uma técnica cirúrgica com finalidade ortopédica. Esta técnica consiste na implantação da órtese na intimidade do tecido corneano de modo a alterar a curvatura da córnea na quantidade necessária para correção que se deseja obter. ( fonte Dr. Paulo Ferrara).A cirurgia de anel é reversível (você pode retirar os anéis e voltar ao estágio antes de operar), ajustável (você pode mudar de posição, trocar ou adicionar anéis) e não compromete a indicação de futuro transplante de córnea, caso seja necessário, apesar do tratamento.

 

 

Cirurgias Combinadas- Cross+ Anel+ Laser PRK topoguiado.

A combinação de tratamentos é um dos pontos de maior interesse. Considerando que o CxL efetivamente estabiliza a córnea por aumentar a sua resistência a deformação, três modalidades de tratamento são apresentadas para remodelar a arquitetura e trabalharem em conjunto com o CxL.A combinação da ablação de superfície personalizada como crosslinking é denominada como Protocolo de Atenas e foi descrita pelo oftalmologista grego Dr. John A. Kanellopoulos.

 

 

É uma doença da córnea tipo ectasia- degeneração corneana, em que a córnea aumenta sua curvatura de forma irregular e assume formato de cone. Esta alteração causa astigmatismo com irregularidade, o que leva à distorção das imagens e determina limitação do uso de óculos ou simplesmente eles não funcionam.

A doença costuma ser bilateral, isto é, acomete ambos os olhos, tem caráter progressivo, porém é comum haver diferente progressão entre os olhos. Quanto mais jovem o paciente, maior a tendencia de progressão. A doença começa na adolescência e evolui geralmente até ou 35/ 40 anos ou mais, quando geralmente ocorre uma estabilização pelo enrigecimento natural, devido ao envelhecimento.Apesar do ceratocone poder levar a uma acentuada perda de visão, raramente leva à cegueira irreversível. A doença é indolor e não inflamatória (não deixa o olho vermelho). Coceira nos olhos é frequente, pois há grande associação com alergia ocular.A incidência de ceratocone pode chegar até 0,05 % da população e 6% dos candidatos para cirurgia refrativa- miopia e astigmatismo.Os sintoma são o embaçamento e distorção da imagem, associado à miopia e astigmatismo progressivo. O óculos então pode não mais funcionar para dar uma boa visão.

Tudo o que você precisa saber sobre o Vakinha
Arrecadado
R$ 4.575,00
de R$ 19.600,00
Dê o primeiro coração
Comprar
Apoiadores59
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.