Olá!
CONHECER PARA PRESERVAR!
Com o intuito de auxiliar o conhecimento sobre a fauna em nossa região , e posteriormente a PRESERVAÇÃO da mesma, estamos fazendo o levantamento da fauna em nossa propriedade e arredores.
Para que esse monitoramento seja efetivo, necessitamos a aquisição de 4 Câmeras de Trilha Armadilha Fotográfica Noturna, com configurações a partir de 20mp e 1080p.
Posteriormente, os dados serão tabulados e as imagens e vídeos apresentados em Escolas de nossa região, com finalidade de informar sobre a fauna encontrada e formas de preservação da mesma.
Um pouco da história!
A ideia do monitoramento surgiu após relatos da presença de uma onça-parda/puma (Puma concolor) nos limites da propriedade. Pode ser lenda, mas o fato nos intrigou, visto o local ser de bastante vegetação nativa intacta. Não duvidamos de que, de fato, tal animal possa ocorrer no ambiente.
Por que armadilhas fotográficas?
Estudos com armadilhas fotográficas tem se revelado uma importante ferramenta para a detecção de espécies de mamíferos de maior porte, visto que possibilita o registro de espécies de hábitos críptico, noturno, de baixa densidade populacional, espécies raras e ameaçadas. Porém, cabe destacar que é um método de alto custo e que precisa dispor de longo prazo na sua execução.
Além disso, com as armadilhas fotográficas, pode-se fazer um levantamento da fauna existente no local. Não há a intenção de fazer o levantamento somente dos mamíferos, mas da fauna como um todo.
Os objetivos!
Caracterizar a fauna de médio e grande porte; avaliar o uso do habitat dos indivíduos monitorados;
Subsidiar a elaboração de programas de educação ambiental voltados para a temática, definir estratégias de conservação das espécies a partir das informações coletadas;
Apresentar fotos e vídeos da fauna encontrada.
Fauna no Brasil!
Deve considerar-se que o Brasil tem uma das maiores diversidade de fauna, somente de mamíferos neotropicais, ocorrem cerca de 650 espécies. A Mata Atlântica é o segundo bioma com maior diversidade de espécies de mamíferos no Brasil. Deve considerar-se que, os mamíferos são considerados espécies-chave na conservação da biodiversidade, pois desempenham funções essenciais na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas. Os carnívoros podem exercer o controle da distribuição, densidade, e comportamento de suas presas. Os herbívoros podem moldar a estrutura e composição da comunidade de plantas, além de seu importante papel no consumo de frutos e dispersão de sementes. No entanto, os mamíferos são altamente vulneráveis à extinção devido as suas taxas de recrutamento relativamente baixas e grandes áreas de vida. Com um grande número de espécies classificadas como ameaçadas, em diferentes categorias, é evidente a relevância da mastofauna do bioma Mata Atlântica, assim como, a obtenção de dados sobre abundância e distribuição dos táxons são muito importantes para a avaliação do status de conservação.