Vaquinha / Outros / Dinheiro

Centro de Umbanda Nanã e Xangô

ID da vaquinha: 39112
Centro de Umbanda Nanã e Xangô
URL copiada!
1%
Arrecadado
R$ 250,00
de
Meta
R$ 40.000,00
Apoiadores
8
Encerrada
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

            Tendo início de suas atividades em meados do ano de 1966 e sendo oficialmente registrado em 27 de junho de 1972 no bairro Glória (BH-MG) o Centro de Umbanda Nanã e Xangô é uma sociedade civil que presta a assistência espiritual e social de seus membros, visitantes e indivíduos em busca de caridade. Atualmente com sede no bairro Flávio Marques Lisboa – Barreiro de Cima (BH – MG) desde 1978 o centro instalou-se junto com os primeiros moradores do referido bairro, rodeado pelo parque ecológico Roberto Burle Marx (Parque das Águas) e a Serra do Rola Moça.

            Por meio de uma parceira com o Centro de Africanidade e Resistência Afro-Brasileiro – CENARAB, distribuímos de maneira tímida e insuficiente, cestas básicas para alguns moradores da comunidade.

            O Centro de Umbanda Nanã e Xangô hoje é uma referência para a comunidade do Flávio Marques no que se refere à atenção espiritual e social dos membros desta comunidade.

            Os dois grandes pilares na administração do terreiro são sustentados pela sra. Maria de Jesus Carlota ou como é conhecida “Vó Carlota” com 80 anos de idade destes, 66 anos dedicados à prática da caridade por meio da umbanda e 21 anos de iniciada no candomblé de nação angola – família bate folha – denominada Kota Tainezi Kewazaba e por sua filha carnal e zeladora de santo Cássia Aparecida Carlota, conhecida como Cássia de Oxum que no ano de 2016 completa 40 anos de iniciação no candomblé e responde pela dijina (nome espiritual) de Mametu Zienin.

            Enfrentamos no entanto, limitações para fazer com que nossas tradições e costumes sejam realizados como devem ser. Nosso barracão ou roça de santo, como carinhosamente chamamos, precisa de reparos físicos e renovação de utensílios que são utilizados em nossas cerimônias, bem como materiais diversos para a manutenção de nosso culto.

Com as últimas chuvas, nosso espaço físico ficou bastante prejudicado e temos sofrido com goteiras e abalo na estrutura das paredes de nosso templo sagrado.

            Lutamos diariamente e com muita raça para combater qualquer tipo de intolerância religiosa e sempre abrimos nossas portas para todas as pessoas sempre procurando fazer o bem sem olhar a quem.

            O funcionamento de nosso templo sagrado, além de ser assegurado pela Constituição Federal de 1988 no Art. 5º inciso VI, se enquadra também na lei 10.639 de 2003 que estabelece o ensino da cultura africana e afro-brasileira nas escolas procurando assim evitar todo e qualquer tipo de preconceito.

Algumas fotos do Interior do Centro de Umbanda Nanã e Xangô que precisa urgentemente de manutenção.

Thumb marca   copia

Thumb dscf0001  Thumb dscf0004

Thumb dscf0005Thumb dscf0003

Encerrada
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021