Caros amigos, ajudadores e mantenedores desta obra. Sou o padre Mauro Presidente da Casa da Convivencia aqui no Rio de Janeiro, RJ. Ela foi fundada pelo Pe Marques, Missionário Redentorista e hoje eu a presido junto com o Conselho Administrativo! É uma obra confiável, filantrópica e vive das mãos de muitas pessoas, desde a fundação. São já 30 anos de existência! Por gentileza, se for possível, pode divulgá-la!! seja você também este braço! Obrigado 🙏! Gratidão em nome dos Irmãos e Irmãs especiais! Abraços, Pe Mauro, Missionário Redentorista
Conheça nossa história
A Casa da Convivência Nossa Senhora Mãe do Belo Amor nasceu de um desejo do Padre Redentorista José Marques de oferecer melhores condições de vida para deficientes intelectivos e seus familiares. Contando com o apoio de um grupo de pais de deficientes e alguns amigos. Padre Marques elaborou um projeto viável e tangível para a construção de uma casa que pudesse acolher as atividades que tinha em mente.
No dia 4 de setembro de 1990 foi feito o registro em cartório da instituição como uma Entidade Civil Sem Fins Lucrativos e com a finalidade de fazer filantropia. Como objetivo definiu-se dar assistência ao deficiente intelectual, proporcionando-lhes apoio educacional, psicológico e espiritual, incluindo e priorizando a saúde e sua inclusão social.
O próximo passo foi adquirir um local para realizar as atividades.
Comprar uma área de 5.000 (cinco mil) metros quadrados próximo da Tijuca era o ideal do projeto. Mas, pelos poucos recursos disponíveis, após um ano de procura, comprou-se uma casa velha, no Lins, com um terreno de aproximadamente 700 (setecentos) metros quadrados, em 27 de abril de 1992. O terreno foi pago à vista, esgotando todos os recursos disponíveis.
A partir daí, iniciou-se o processo de elaboração do projeto para a construção de um prédio onde seriam realizadas todas as atividades da nova instituição.
O colaborador Dr. Elias ajudou bastante neste momento dando os primeiros riscos da planta da construção, mais tarde modificada pelo Sr. Walter Bianco.
O projeto contemplava um prédio de 5 (cinco) andares com uma área construída de aproximadamente 2.000 (dois mil) metros quadrados, podendo abrigar até 120 (cento e vinte) assistidos. O início da obra, com sua escavação, foi dada em 1º de agosto de 1994, após a derrubada da antiga casa, retirando mais de 200 caminhões de terra, pedras e entulhos. No dia 15 de outubro deste mesmo ano, foi lançada da Pedra Fundamental.
A primeira laje foi inaugurada no dia 8 de abril de 1995.
Até a compra do terreno os recursos eram advindos da venda de livros, de eventos (bingos, chás, almoços e rifas) e, principalmente, de donativos, através do Padre José Marques. Terminada a construção, a inauguração ocorreu em 28 de maio de 2000.
De lá para cá, muitas coisas ocorreram, afinal são mais de vinte anos de atuação, mas o que ficou é que nossa Casa da Convivência hoje é uma realidade, funcionando a todo vapor. Hoje, assistimos mais de 40 (quarenta) pessoas, podendo até duplicar este número com tranquilidade. Oferecemos onze serviços distintos e ainda atividades como passeios a museus, contribuindo para um considerável desenvolvimento intelectivo e social aos nossos assistidos.