
Olá pessoal, prazer, eu me chamo Felipe Velasco e tenho 18 anos. Nasci no interior de São Paulo, Indaiatuba, mas me mudei para São José dos Campos, minha cidade atual, com apenas 9 meses de idade. Tenho três irmãos. Meu pai cuidou sozinho de nós durante todos esses anos. Eletricista autônomo, foi um sacríficio pra ele ter de cuidar de 4 crianças e ao mesmo tempo garantir a educação necessária para mim e meus irmãos. Inspirado no esforço e na perseverança do meu pai, resolvi ir em busca de uma alternativa para ajudar a minha família. Foi então que eu conheci o projeto ISMART - (Um instituto que dá acesso a educação de excelência e abre as portas para jovens talentos, de baixa renda, sonharem mais alto e chegarem mais longe). Entretanto era preciso passar por 5 etapas elimanatórias, com cerca de 12 mil candidatos querendo mudar de vida! Graças a Deus eu consegui passar por todas as etapas, e em 2013 ingressei definitivamente no ISMART. Eu então comecei a estudar em um dos colégios mais renomados de minha cidade, o Colégio Poliedro, onde cursei o 8º e 9º ano do ensimo fundamental, tendo aula com professores bem qualifacados, e com bolsa 100% (alimentação, transporte, uniforme, material). A partir daí comecei a tomar decisões importantes pra minha vida. O ISMART me ensinou o valor de se aproveitar uma oportunidade, e foi por isso que aproveitei ao máximo esses meus dois anos, aprendendo a conviver em grupo e ajudando uns aos outros. No final de 2014 eu prestei uma prova para ganhar uma bolsa de estudos no Colégio Embraer Juarez Wanderley, e felizmente fui aprovado! Entrentanto, por causa dessa aprovação teria uma difícil escolha a se fazer... cursar o ensino médio no Colégio Poliedro ou no Colégio Embraer???

Resolvi, portanto, estudar no Colégio Embraer. Nesses três anos de estudos, fiz novas amizades, e comecei a pensar no meu futuro, que profissão seguir. Eu gosto muito da área de exatas, por isso no primeiro ano do ensino médio afirmava veemente que seria um engenheiro mecatrônico. Foi no segundo ano, em 2016, que, a partir de um amigo, comecei a me interssar pela carreira militar e procurei conhecer melhor como iria fazer para me tornar um militar de carreira. Foi então que procurando na internet e conversando com conhecidos, me interessei pela ESPCEX ( Escola Preparatória de Cadetes do Exército) que se localiza em Campinas. Em 2017, com foco total na ESPCEX e com a programação em mãos que fiz para este ano, comecei a estudar a fundo as matérias que caiam na prova, pois é uma prova totalmente específica, e sem deixar de lado o ensino médio. Inteiramente preparado e motivado, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro fui realizar a prova para a ESPCEX, cuja relação candidato/vaga era de 80 candidatos por vaga, com um total de 40 mil candidatos. E agora recentemente, no dia 1º dezembro, saiu o resultado final. E, com muito orgulho e fé em Deus, consegui a minha aprovação. 2017 foi um ano cheio de emoções pra mim, quebrei algumas barreiras e alcancei meus objetivos - conclui o ensino médio e agora estou prestes a iniciar mais uma etapa da vida!

Porém, para ingressar definitivamente na ESPCEX preciso realizar a segunda etapa do concurso, no dia 23 de janeiro de 2018 - inspeção de saúde e teste de aptidão física-. Para realizar a inspeção de saúde é necessário realizar uma série de exames médicos com preços altos; e também todo candidato aprovado deve levar o "enxoval" - uma série de materiais pessoais necessários para a adaptação militar, a "quarentena"; além disso é obrigatório fazer a compra de livros específicos para o primeiro ano da ESPCEX. Entretanto o ano de 2017 não foi um dos melhores para meu pai, que, por ser autônomo, depende das pessoas para arranjar um dinheiro, e 2017 foi um ano com pouco serviço para ele. E é por isso que venho aqui, por meio deste texto, pedir, de coração, a colaboração de vocês, compartilhando esse link, se possível, ou doando aquilo que estiver ao seu alcance. Todo valor é de extrema ajuda! Como um bom ismartano, sei que hoje em dia não tenho nada a oferecer, mas futuramente poderei retribuir de alguma forma todos que me ajudaram. E que me esforçarei ao máximo para garantir a segurança da nossa nação brasileira! SALVE A PÁTRIA AMADA!
