Falar-se nos direitos das pessoas idosas é cuidar-se dos direitos daqueles seres humanos a quem tudo devemos. São eles os responsáveis pelos ensinamentos que colhemos ao longo da vida e também pelas boas realizações do mundo e da humanidade. Então, o primeiro dever da sociedade é reconhecê-los como seres humanos dignos de todo o respeito e gratidão. Os idosos possuem todos os direitos que a generalidade das pessoas detêm e mais alguns direitos específicos em razão da especial fase da vida em que se encontram.
Dentre os direitos específicos dos idosos podem-se relacionar o atendimento preferencial, imediato e individualizado junto a órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população; o direito de ser bem cuidado e atendido por sua própria família, em detrimento à internação em asilos; o direito de receber pensão alimentícia de seus familiares e, na ausência destes, de ter suas necessidades básicas satisfeitas pelo Governo; o direito de receber do Poder Público, gratuitamente, medicamentos e outros recursos relativos ao tratamento de saúde; o direito de não ser discriminado nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade, dentre outros.
Tem direito também a projetos culturais, de lazer, de educação e social. Então, por constituírem deveres de justiça, de ética e de moral, além de obrigação legal e não por indulgência ou sentimentos análogos, incumbe a cada um e a todos o respeito, o cuidado e a asseguração dos direitos das pessoas idosas.
Dentro deste contexto A Associação Coral ArtesCanto, com CNPJ 11.116.254/0001-96, endereço Rua Soldado Manoel Furtado,175- Santo Antônio – Vitória -ES. Associação sem fim lucrativo. Entidade Cultural, aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura e Entidade Publica, propõem o projeto Cultural e artístico para ser desenvolvido com os idosos na região da Grande Vitória e criação de um coral para trabalhar a musica e uma Oficina Musical “ FLAUTA DOCE” com o publico idoso.
Justificativa da Proposição:
Segundo Livro “The effect of background stimulative music” de Ziv N, Granot A, Hai S, Dassa A. A música envolve o ser humano em dinâmicas psicológicas e fisiológicas, tem a capacidade de estruturar e comunicar pensamentos e emoções nos âmbitos da vida individual e coletiva, isto a dota de atributos terapêuticos.
A musica atinge todo o organismo, provocando efeitos de âmbito biológico, fisiológico, psicológico, intelectual, social e espiritual, agindo de maneira significativa no sistema nervoso, respiratório, circulatório, digestivo e metabólico. Aqui entra a técnica vocal.
A música reduz o nível das catecolaminas. As catecolaminas são solúveis em água, e 50% circulam no sangue ligado a proteínas plasmáticas. As catecolaminas mais abundantes são a adrenalina, noradrenalina e dopamina. Como hormônios, são libertadas pela glândula suprarrenal em situações de stress, como stress psicológico ou hipoglicemia.
O uso da música em idosos é possível porque a percepção, a sensibilidade, a emoção e a memória para a música podem permanecer muito tempo depois que as outras formas de memória tenham desaparecido. Seu uso tem efeitos duradouros, melhora o humor, o comportamento e a função cognitiva, estes persistem por horas ou dias depois de terem sido desencadeados pela mesma.
É um recurso de grande importância na atenção aos idosos, pois estimula o prazer do convívio social, influencia nas mudanças comportamentais, deixando-os mais atuantes e proporciona-lhes a sensação de conforto, paz, tranquilidade e confiança e um bom sono.
Por meio da música o idoso também pode entrar em contato com suas lembranças e emoções, percebendo-as e manifestando-as, dentro da sua possibilidade motora e cognitiva atual
OBJETIVOS ESPECIFICOS
· Oferecer atividades socioeducativas e culturais como forma de contribuir para melhorar a qualidade de vida do idoso.
· É a educação para a construção gradual do conhecimento na musica e preparo para a autonomia, pois acreditamos que assim é que se alcança a verdadeira cidadania.
· Promover a prática cooperativa de atividades culturais como forma de fortalecer os laços de solidariedade e amizade e fortalecer o espírito de grupo e a consciência cidadã.
· Contribuir para o aprimoramento das habilidades do canto coral e o uso do instrumento de flauta doce, por meio da união de atividades culturais e socioculturais.
· Contribuir para que o idoso eleve a sua consciência sobre os seus direitos e deveres sociais, caminhe para a conquista da autonomia, adquira uma cultura na musica clássica, erudita e MPB, como também musicas natalinas.
· Diminuir os efeitos da situação de vulnerabilidade social do idoso, oferecendo atividades que complementem uma maior participação como cidadã.
· Promover a auto-estima ,o sucesso de se apresentar em publico e a disciplina.
· Incentivar a prática do conhecimento interior, da cidadania e da paz por meio da musica.
Metas quantitativas:
Levar a Associação Coral ArtesCanto a cumprir seu papel enquanto entidade cultural e entidade publica. Aumentar sua participação no cenário de encontro de coros no Estado e no país, bem como ampliar formalmente o número de coristas.
Metas qualitativas:
Ampliar o numero de apresentações do Coral ArtesCanto nas comunidades e inserir, oportunizar acesso de novos coristas com a formação do grupo canto coral dos idosos.
A Associação Coral Artescanto, enquanto parte convenente, a função de Agente Gestor, ou seja, traz para seu quadro de colaboradores e funcionários as seguintes funções previstas no Projeto:
· Gerenciar o desenvolvimento da execução do projeto;
· Fornecer suporte técnico/intelectual para a execução das atividades;
· traçar planos de divulgação e projeção do projeto, assim como realizar parcerias com entidades públicas e privadas para divulgação e apresentações;
· Gerenciar o bom uso e conservação dos materiais adquiridos que são utilizados pelos coristas.
DEMONSTRATIVO DAS DESPESA NA REALIZAÇÃO DO PROJETO
Para cumprir com as funções elencadas acima, a Associação Coral Artescanto conta com os seguintes profissionais em seu corpo de colaboradores:
· 1 coordenadora/administradora,
· 1 regente
· 1 Técnica Vocal.
· 1 contador
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
a) Realização de um ensaio na semana com duração de 1:30 horas, para numero de componentes entre 10 a 20 pessoas de ambos o sexo.
b) Realização de Oficina de Música- Flauta Doce. Uma vez na semana com duração de 1:30 horas, para numero de componentes entre 10 pessoas de ambos o sexo.
c) Produto final: Realização eventoS com a participação de todos os envolvidos no projeto, para os familiares, profissionais, comunidade e os bairros no entorno, publico em geral.