
O Pole Sports é uma modalidade esportiva que se assemelha à ginástica rítmica ou olímpica, em que o atleta deve realizar uma coreografia que incorpore elementos de força, flexibilidade e acrobacia utilizando duas barras verticais (poles) com movimentos em planos baixos, médios, altos e de solo. O atleta - seguindo os padrões e os códigos de pontuação estipulados pelas federações de aéreos e pole sports - é avaliado pela dificuldade técnica, execução e sua originalidade nos movimentos. A profissionalização do Pole Sports foi intensificada a partir de 2009 com a criação do International Pole Sports Federation e a promoção crescente de campeonatos no Brasil e no mundo.
Minha participação nos campeonatos brasileiros de Pole Sports é recente. Iniciei no Pole Sports em 2023 no Campeonato Brasileiro de Aéreos e Pole Sports, no Rio de Janeiro, sendo classificada em terceiro lugar. Em 2024 participei do Campeonato Argentino de aéreos pela FAPSA sendo classificada em primeiro lugar; em julho de 2025 fui classificada em 2º lugar pelo Campeonato Brasileiro de Pole Sports no Rio de Janeiro. Em agosto de 2025 participei do Campeonato Brasileiro de Pole e Acrobacias Aéreas: Esporte e Arte 2025 – em Saltinho-SP sendo classificada em 1ºlugar na modalidade Pole Sport e, garantindo vaga para o campeonato mundial do POSA - Pole Sports & Artes World Federation (POSA) que será realizado em dezembro em Budapeste.
Um dos desafios que nós atletas de Pole Sports enfrentamos para participar das competições como esta, internacional, é a falta de recursos próprios, para arcar com os custos de deslocamento, diárias, etc.
A participação neste evento em nível mundial é de significativa importância para mim, como atleta do Pole Sport não somente no Brasil, mas mundialmente. O Pole Sports é um esporte em crescimento no Brasil e no mundo e também está em vias de ser incluído como uma nova modalidade esportiva das Olimpíadas.
Para que minha participação seja viável, solicito o auxílio financeiro para arcar com as despesas envolvidas.