Eu sou Bertta, e junto com os amigos, amigas, e familia do Finatti. Organizamos ações de ajuda a ele que sofreu, um AVC na terça feira 25/01/2022, socorrido por vizinhos. Ficou 2 meses, com sonda nasogastrica, parado lado esquerdo, sem falar, e funções neurológicas afetadas.
Agora (((08/03/2022))) segue no hospital, está estável, com lado esquerdo paralisado, e agora, progrediu para alimentação semi pastora.
Fala com dificuldade e está com certa confusão mental mas, com consciência.
Segue aguardando uma vaga para transferência onde num Centro de tratamento, vai ter de contar com fonoaudióloga, neurologista, psicóloga, além de tratar a parte motora totalmente comprometida.
A campanha servirá para ajudar nesses cuidados, disponibilizando remédios, custos gerais, alimentação, e também de moradia ja que precisara de cuidados permanentes. Pedimos a sua ajuda, COMPARTILHEM E ajudem nosso amigo a superar esse momento.
____
Relato completo, boletim inicial "
O jornalista e colaborador da Dynamite Humberto Finatti teve um AVC Isquêmico. Ou seja, a obstrução de um dos principais vasos do cérebro. Acabou dissecando uma artéria no pescoço (carótida), mas o hospital fez um procedimento eficiente, chamado "padrão ouro".Ele acabou colocando um Stent para tirar o trombo. O procedimento realizado chama-se *Trombectomia Mecânica*Esse procedimento partence à um protocolo de estudos inovador que está há alguns anos no Brasil. Ele também está num _grupo de intervenção_ que está cuidando das possíveis seqüelas.Mas já se recuperou muitas coisas para a situação de chegada dele ao Hospital SP.No momento, eles cuidam de um bronco-espasmo que é como se fosse uma crise asmática grave. Já havia histórico antigo dela e estão tratando com medicação específica para tirá-lo desse quadro perigoso e aguardando resposta dele a esses medicamentos.Ele não tem um quadro infeccioso. Mas precisam deixar a sonda, por conta da dificuldade de deglutir, devido ao bronco-espasmo, bem como para receber as medicações.De modo geral, clinicamente, ele está bem. Na próxima semana ele deixa a UTI e vai para a enfermaria.O eletrocardiograma e as tomografias não deram alterações ou piora.Ele teve uma dissecação na carótida que mandou um êmbolo para o cérebro, assim, quando o vaso está obstruído na cabeça ele faz um edema (inchaço), que ao crescer obrigaria a equipe a retirar metade do crânio para poder acomodá-lo nesse espaço, mas isso foi detectado pela equipe precocemente que agiu imediatamente, submetendo o Humberto a uma _craniectomia descompressiva_, um procedimento que impediu esse caminho do trombo, assegurando ao paciente possibilidades maiores de redução das seqüelas, ampliando suas capacidades e funções executivas e motoras. No entanto, seguramente ele irá tomar medicação contínua para evitar novas formações de êmbolos.O objetivo dos médicos é cuidar da fase aguda, tanto do bronco espasmo quanto de um outro AVC, duas possibilidades bastante ameaçadoras e o tempo para avaliação ou reconhecimento das seqüelas é de 3 meses. No hospital ele recebe acompanhamento de fonoaudióloga e fisioterapeuta, além do suporte da assistência social. Andre Pomba.
Agradecemos qualquer ajuda. COMPARTILHEM
Muito amor.
((((ATUALIZAÇÃO))) campanha encerrada valores serao repassados ao Humberto Finatti. Autorizado pela Jaqueline Finatti.