Rio Gay Life é o único guia cultural da cidade em versão impressa e online que divulga a programação artística com a temática LGBT. É distribuído em points LGBTs do Rio desde o Carnaval de 2017. É editado pelo jornalista Felipe Martins (ex- Folha de S. Paulo, UOL, O Dia) com o apoio voluntário de muita gente linda que acredita na ideia de difundir arte e informação para qualquer parte.
Para este mês de dezembro, além de falar de arte, lazer e entretenimento, decidimos que seis das 16 páginas seriam ocupadas com conteúdo sobre prevenção ao HIV. Com uma tiragem de 20 mil exemplares. Estabelecemos que a imensa maioria dos exemplares seria distribuída para a população de periferia do Rio. Em seminários sobre prevenção ao vírus, muito é repetido que o morador de periferia ainda desconhece formas de prevenção como a PrEP e a PEP.
A maior parte da adesão a esses programas é de pessoas da classe média. Rio Gay Life colaboraria para a informação circular em regiões da cidade com adesão menor aos novos programas de prevenção. É estimado que cada exemplar de um impresso é lido por pelo menos 3 pessoas. Portanto, pelo menos 60 mil pessoas receberiam as informações de nossa revista. Para tudo isso, estávamos contando com um grande anunciante ligado à área de saúde que bancaria a tiragem. No entanto, um grave erro cometido pela agência de publicidade que foi contratada por este anunciante tirou nossa revista da lista de publicações que receberiam o anúncio.
O erro foi descoberto quando entramos em contato com o anunciante no dia do lançamento da campanha publicitária. O anunciante ficou pasmo ao perceber que não estávamos entre as revistas que receberiam o anúncio por falarmos com o público que se deseja atingir. Talvez nunca saibamos porque a agência não incluiu nosso nome, mas nada mais pode ser feito, o orçamento já está empenhado pelo anunciante. Sem o dinheiro para colocar a revista na rua, estamos abrindo uma campanha de arrecadação por meio do financiamento coletivo. Precisamos levantar R$ 7.100,00 para atingir uma primeira meta de 6 mil exemplares nas ruas.
Parte do valor será para os custos de impressão e distribuição dos exemplares e o restante para o pagamento (ainda que simbólico) das pessoas que se engajaram a produzir esta edição Rio Gay Life. Levamos em consideração para estipular o valor, o desconto que fica para a Vakinha. Pretendemos deixar o financiamento coletivo aberto em caso da meta atingida. Quanto maior o valor arrecadado, maior será a tiragem distribuída nas ruas. Maior será o número de pessoas a receber informação sobre prevenção ao HIV. Nosso grande objetivo é chegar aos 20 mil exemplares que havíamos inicialmente estimado. Vamos degrau por degrau. Contamos com você para impulsionar esta arrecadação e fazer a meta ser atingida.