
Olá, meu nome é Brume, sou de Valinhos (SP) e fui recentemente aprovada para cursar um mestrado no exterior chamado HIPS (History in the Public Sphere) – História no Espaço Público – com bolsa integral da Erasmus Mundus. No que tenho notícia, fui a única estudante latino-americana a ser aprovada nesse programa. No entanto, no momento preciso de ajuda financeira com os gastos necessários para de fato dar início a esse processo que tanto sonho.
O mestrado dura 2 anos e passará por pelo menos três países – Hungria, Japão, Itália ou Portugal – além de um estágio internacional. Ele é o resultado de um esforço de longa data, desde minha graduação em ciências sociais na UNICAMP e uma pesquisa que me acompanha a quase 4 anos. Escrevendo minha segunda iniciação científica, optei por cursar o mestrado na própria UNICAMP, ainda com a perspectiva de realizar parte da formação no exterior, o que foi impossibilitado pelo contexto pandêmico e pela escassez de bolsas de estudo.
Durante o exame de qualificação, fui convidada pela banca a seguir diretamente para o doutorado. Optamos, no entanto, pela continuidade do mestrado no Brasil, frente ao sonho de cursar uma formação no exterior. Decidi realizar um segundo mestrado fora do país, alinhando formação acadêmica e profissional, para então tomar os rumos necessários nos próximos anos de minha carreira.
Ao longo de todo o mestrado no Brasil eu e minha família juntamos dinheiro para esses processos seletivos – incluindo gastos com testes de proficiência, taxas de inscrição (“application fees”) e traduções juramentadas. Mesmo assim, o dinheiro foi apertado, em um contexto de extrema dificuldade financeira, principalmente devido a problemas de saúde familiares.
A aprovação trouxe ainda diversos gastos adicionais inesperados, incluindo o envio de documentação para o exterior, emissão do visto, emissão do passaporte e taxa de inscrição na universidade (em euros). Somados aos gastos anteriores, eu e minha família já investimos mais de 4500 reais em todo esse processo, entre apertos e alguns empréstimos. No momento estou complementando a renda realizando cursos e aulas de idiomas, mas não tenho obtido os valores necessários para arcar com esses gastos.
Peço, assim, uma ajuda financeira nessa nova etapa. O curso começará já em setembro desse ano. A passagem aérea para Budapeste (Hungria) – primeiro destino do mestrado – custa cerca de 3000 reais. Já em Budapeste, começarei a receber a bolsa de mestrado, mas, infelizmente, isso não será dado de modo rápido, como é necessário um período de quarentena ao chegar no país. Ou seja, para além da passagem, terei que arcar com os custos de subsistência nesse período, até de fato começar a receber a bolsa.
Somados a esses gastos estão a compra de medicamentos de uso contínuo que terei que realizar previamente e a necessidade de exames médicos, incluindo os testes de COVID-19 para viajar. Assim, esse valor estipulado de 4000 reais, mesmo que inferior aos reais gastos que terei nesse período, será extremamente benéfico para realizar esse sonho. Toda a ajuda de custo é bem-vinda!