
Olha aí quem voltou para animar o carnaval das crianças no Jardim Botânico! O Bloco da Pracinha retorna à folia dia 7 de fevereiro, no mesmo batlocal, a Praça Pio XI, mas cheio de novidades.
São quase 20 anos, entre idas e vindas, do bloco mais infantil do carnaval carioca. Ele ameaçou parar em 2025, mas não resistiu e vai novamente ocupar seu espaço na folia dos pequenos, com seu repertório exclusivamente voltado para as crianças e trazendo novidades. Para começar, teremos banda nova!
Depois de nove anos maravilhosos com Barbara Lau à frente, o Bloco da Pracinha agora terá o músico e psicólogo Bruno Benzaquem na direção musical, que vai se apresentar com a banda formada pelos músicos-educadores Cris Cardeal (voz), Hallisson Max (cavaquinho e guitarra baiana), Di Lutgardes (percussão), Miguel Cardeal (caixa), André Luiz Rosa (bateria), além do próprio Bruno (guitarra).
Outra novidade, implementada por Bruno são oficinas de arte e de música, que vão acontecer dias 24 e 31 de janeiro, na parte da manhã. A primeira é para a criançada já começar a montar e a enfeitar seu instrumento musical, enquanto a outra, é com a banda, para ensaiar algumas batidas para os pais acompanharem fazendo bonito durante o cortejo.
Para tudo isso acontecer, precisamos da sua contribuição. Doe o que puder e nos ajude a divulgar essa vakinha, que ajuda a pagar os músicos, a equipe técnica, o som e tudo de bonito que você vê na Pracinha.
No repertório, só músicas que fazem parte do universo infantil e carnavalescas, como “O sapo não lava o pé”, “Mamãe eu quero”, “Alalaô” e “Chiquita Bacana”, entre outras. A oficina de customização de fantasia também está de volta, apostando em instrumentos reciclados.
O BLOCO DA PRACINHA é organizado por Christina Martins, também idealizadora do projeto Amigas na Praça um espaço de divulgação de atividades culturais infantis. Desde a sua primeira edição, em 2006, o bloco investe em uma programação voltada para a criançada no carnaval e a prioridade é só delas. Ao longo dos anos já passaram pela “concentração” o Meleka de Jacaré, o Circo Macaco Prego, a percussão das Meninas do Nós, sob o comando dos mestres Negueba e Welligton Alves e até o DJ da Lua já marcou presença, ano passado, com um setlist infantil. Até que, em 2016 Barbara Lau chegou para fazer a alegria de crianças e seus familiares com seu repertório totalmente focado no público infantil.

E aí, vamos começar a ajudar o Bloco da Pracinha?? Contamos com você para fazer esse carnaval de 2026 mais lúdico e animado!
Evoé, Bloco da Pracinha
Para matar as saudades, um pouco da história do nosso querido bloco: