
Olá, sou José Jhonatas Damásio Rodrigues, conhecido como Zé da Midia, nasci no dia 22 de março de 2002. Filho de Maria Marlúcia Damásio Rodrigues e Raimundo Nonato Ribeiro é o filho caçula de quatro irmãos.
Nasceu no município de Ibiapina – CE de parto normal, inicialmente foi uma surpresa observar que havia nascido com 24 dedos os quais foram tratados cirurgicamente aos três meses.
Com três anos de idade na escolinha a professora começou a perceber que eu tinha um pouco dificuldades de enxergar. Sempre fui louco por bicicleta, andava empurrando até que aprendi a andar, no entanto caia mais que o normal pra quem estava aprendendo e peitava nas coisas. Até que um dia aos 6 anos barroei em um carro dali em diante meus pais ficaram com medo e foram em busca de tratamento, fui então encaminhado para o Albert Sabin, em Fortaleza, e os especialistas descobriram que não se tratava somente de um probleminha de vista, então foi descoberta a Síndrome Bardet-Biedl, que é uma desordem autossômica recessiva, rara, com heterogeneidade clinica e genética. As principais características são retinopatia pigmentar, obesidade, polidactelia, dificuldades de aprendizado, diversos graus de deficiência intelectual, anomaliasrenais e hipogonadismo.
Diante das limitações na visão causada pela retinopatia pigmentar, já na escola, me destacava pela capacidade de interação com os colegas. Nas festas realizadas pelo meu Pai era participativo, sempre gostei muito de som e instrumentos, ficava no palco imitando os cantores e animava a todos que estavam minha volta.
O envolvimento com o pedal surgiu a partir da formação do grupo Felinos Bike, o qual minha mãe é uma das integrantes. Havia muitos movimentos do grupo do Whatzapp. Eu sempre enviava áudios motivadores para o pessoal do pedal; Então meus áudios foram se espalhando e fui sendo adicionado a outros grupos de pedal locais e intermunicipais. O que mais chama a atenção dos ciclistas era que apesar de todas as minhas limitações, sempre estava otimista, animado e o meu exemplo de superação foi motivando não somente as pessoas a pedalar, mas como exemplo de vida para os participantes do grupo. Aos poucos fui cativando a cada dia os ciclistas que participavam dos diversos grupos, ao ponto de ser chamado para ajudar na realização dos encontros, como trilhões, competições, encontros regionais, passando a viajar para vários municípios do estado do Ceara, levando minha alegria.
A Síndrome Bardet-Biedl não foi barreira para meu crescimento pessoal, então consegui sobrepor obstáculos. Não posso esquecer que minha mãe Marlucia sempre foi amorosa e determinada em sobrepor todas as dificuldades para trazer bem estar para mim e meus irmãos. É uma mulher que entrega para Deus suas dificuldades, lutas, que acompanha seus filhos para onde eles forem. Com minha mãe aprendi a olhar o lado positivo da vida. Dentro de mim encontrei força para seguir meus sonhos e alcançar meus objetivos, mostrando a todos que desistir não é opção e devemos continuar seguindo em frente.
Por isso criei essa vaquinha, para poder comprar uma bicicleta dupla, como a da imagem abaixo, para pedalar com um guia, sem que venha a sofrer acidentes mais sérios, conto com a colaboração e amor de todos!
Todo valor será muito bem vindo!
