Como ajudar
Descubra
Como funciona
 Barbara Penna
Vaquinha / Outros / Dinheiro

Barbara Penna

ID: 234016
  Barbara Penna é uma mulher que tem muito a nos ensinar. Tem uma vida marcada por uma tragédia, além de superar o 1% de chance de sobreviver, procurou dar a volta por cima, refez seu sonho de ter uma família e hoje luta de forma intensa ver tudo
Sobre
Atualizações
Quem ajudou
Vakinha Premiada
Selos recebidos
Vaquinha criada em: 10/11/2017

 

Barbara Penna é uma mulher que tem muito a nos ensinar. Tem uma vida marcada por uma tragédia, além de superar o 1% de chance de sobreviver, procurou dar a volta por cima, refez seu sonho de ter uma família e hoje luta de forma intensa, para que outras mulheres não passem pelo que ela passou. Porém, essa mulher forte precisa de todos nós. A Barbara precisa deixar as cicatrizes e as dores para trás. Quer se olhar no espelho e pensar no futuro e não no passado terrível que ainda à sombra.

ENTENDA UM POUCO DA SUA HISTÓRIA

A vida da jovem Barbara mudou drasticamente naquele 07 de Novembro de 2013. A história muitos já conhecem, mas continua impactante e quase inacreditável toda vez que é relatada. Ela foi chamada para o apartamento da avó do ex-namorado, para que ele pudesse ver os filhos, Isadora de quase três anos e João Henrique, de três meses. Em mais uma das tentativas de reatar o relacionamento com a Barbara, o ex JOÃO GUATIMOZIM MOOJEN NETO, discutiu intensamente com ela, e para não prolongar a discussão, e não tirar os filhos tarde da noite do quarto onde eles dormiam, Barbara  também preferiu dormir no sofá da sala. Mas aquela discussão foi diferente. Transformou-se em uma das cenas de terror, mais horríveis e infelizmente, realistas que possa ter ocorrido. Barbara estava decidida em não retomar o relacionamento com João, e queria ter sua independência financeira, disse dias antes, que faria o curso de cabeleireira e sairia da dependência da família do seu ex. "Faz pra ver o que vai acontecer contigo" foi a promessa da ameaça, que logo fora cumprida"

Barbara adormeceu com essa certeza e o sonho de liberdade, junto dos seus filhos e de uma vida sem quaisquer agressões. Do sono, foi acordada no susto com socos, chutes, em meio ao escuro da sala. Ensanguentada e espancada, pediu para que ele parasse que iria acordar seus filhos, o agressor, sentou nas suas costas e puxou o seu pescoço diversas vezes para quebra-lo. Foi quando Barbara desmaiou. Ela despertou com o forte cheiro de álcool, com um imenso calor e com seu corpo sendo queimado vivo. O líquido havia sido despejado pelo seu corpo e pelo chão do apartamento. Em seguida, João, na época com 22 anos, riscou um fósforo. Sim, Barbara estava sendo queimada viva por alguém que um dia disse que a amava. Ela tentou levantar-se ainda em chamas, mas seu ex jogava-a para cima do fogo, num desses momentos, ela conseguiu se desvencilhar dele e correu para pedir socorro pela janela da área de serviço, foi jogada pelo seu algoz, do 3° andar do prédio. O fogo se espalhou pelo apartamento e a fumaça provocada pelo incêndio intoxicou seus filhos, que dormiam no quarto, provocando suas mortes. Um idoso, vizinho, seu Ênio, que ouviu os pedidos de socorro e desespero de Barbara, para salvar seus filhos, também faleceu nas escadas, por inalação à fumaça. João, assassino confesso, matou seus filhos, um idoso e tentou contra a vida da Barbara.

Uma tragédia sem precedentes, que não se pode medir ou sentir. Que tiraria a razão de viver para muitas pessoas. Porém, não para a Barbara, ela tem um propósito desde então, lutar por JUSTIÇA por ter sua vida destruída, pela vida tirada de seus filhos, do anjo chamado Ênio e para que CADA MULHER, não sofra a dor que ela ainda sente diariamente.

TENTATIVA DE SUPERAÇÃO DIÁRIA

Falar do episódio não é fácil e ainda abala, mas ela prefere abrir um sorriso para superar o trauma e disfarçar a dor. Difícil encontrar uma foto em que ela não apareça sorrindo. Ela viveu o inferno, mas decidiu enfrentar de frente sua missão de salvar vidas, por sua triste história, e a cada dia, encontrar foças que a renove.

Foram 38 dias em coma induzido. Da UTI, Barbara foi transferida para o quarto, e sua vida era revezada entre UTI e quarto, na medida em que sua saúde piorava percebia sua vida ameaçada.

O fogo atingiu 40% do lado direito do corpo de Barbara. Teve o braço sequelado, cabeça, rosto, e tronco. A orelha derreteu e a retina do olho direito foi queimada, o que exige um transplante de córnea, fazendo com que ela enxergue hoje 40%. A queda da janela do 3° andar provocou muitas lesões graves na bacia, no fêmur, esmagamento de três vértebras da coluna vertebral, cóccix, tornozelos, calcanhares, e ainda o aprofundamento de crânio. Deixando seu corpo comprometido pelas dores e cicatrizes. Ainda internada, Barbara teve infecção generalizada, abcesso no fígado, água nos pulmões e três paradas cardíacas.

Para reparar as sequelas, ela passou por mais de 200 cirurgias plásticas. Contudo, muitas outras ainda precisam ser feitas. O custo de todas as intervenções, materiais e recuperação, são muito altos.

A PRIMEIRA CAMPANHA - Isso a motivou a criar uma vaquinha online para arrecadar dinheiro, na tentativa de financiar o seu recomeço. A campanha iniciou em Janeiro de 2016 e logo mobilizou pessoas sensibilizadas com a história. A violência contra a mulher foi debatida com matérias, sendo ilustradas pela Barbara, que se tornou uma inspiração para quem busca o recomeço após traumas e tragédias. A campanha mobilizou mais de 500 pessoas. Foi de grande ajuda para que ela realizasse os procedimentos mais urgentes e para buscar recomeçar a sua vida e ajudar outras mulheres. Barbara decidiu seguir à diante e sua luta não terminou por aí.

A NOVA CAMPANHA

Contudo, os cuidados médicos da Barbara ainda não acabaram.  As cicatrizes de um período que ela luta para tentar esquecer também não ficaram para trás. Barbara luta para que as muletas e repuxos de pele, que a prejudicam limitando suas ações, sejam uma triste lembrança do passado.

Ela aguarda alguns procedimentos pelo SUS (há três anos). E ela precisa encerrar esse penoso ciclo para seguir sua vida com um pouco mais de leveza. Existem muitas cirurgias que faltam, tais como: refazer o pescoço com expansor, liberar o repuxo da axila, braço cintura/flancos, pálpebra, reconstituir a orelha direita, expansor no couro cabeludo (parte do cabelo que não cresce mais, provocado pela grave queimadura, atingindo o couro cabeludo). Além dos custos com remédios e pós-operatório.

Ela conversou com o seu médico Pedro Westphalen, que salvou sua vida em 2013, e conseguiu um preço mais em conta para realizar esses procedimentos, visto que são muitos procedimentos e visando sua melhora de vida. O médico que a salvou, agora pode ser o responsável por dar um novo rumo para a sua vida. Com a iniciativa de alguns seguidores, foi aí que ela decidiu abrir uma nova vaquinha para por um ponto final nesse capítulo triste da sua vida. Barbara é uma mulher inspiradora, que consegue, dia após dia, na medida do possível, superar uma tragédia inominável. Merece todo nosso apoio e colaboração!

COMO COLABORAR

Qualquer 1 Real já traz um sentido a sua vida. Sabemos quanto à vida anda difícil pra todos nós, mas existem pessoas com situações piores que as nossas. E com apenas uma atitude sua, uma vida terá um rumo diferente.

Você pode contribuir pela vakinha online, utilize o botão de "Contribuir" para fazer sua doação via cartão ou boleto, em valores que podem ser a partir de 20 reais.

Ou existe a possibilidade por conta bancária, VALOR MÍNIMO e MÁXIMO NÃO ESTIPULADO. *Os gastos serão comprovados publicamente em cada procedimento cirúrgico realizado*

CAIXA FEDERAL - Conta Poupança Ag: 0442  cp: 00019532-0  Variação de poupança: 13

BANCO DO BRASIL - Conta Poupança  Ag: 2813-4 cp: 24061-3 Variação de poupança: 51 Barbara Penna de Moraes Souza.

Me siga nas redes sociais como Barbara Penna.

Tudo o que você precisa saber sobre o Vakinha
Arrecadado
R$ 12.228,00
de R$ 200.000,00
Dê o primeiro coração
Comprar
Apoiadores195
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.