Leilão do Vakinha: Doe e concorra a uma obra exclusiva do Celopax. Clique aqui!
Como ajudar
Descubra
Como funciona
Buscar
Vaquinha / Outros / Dinheiro

Bacharelado na Suíça

ID: 322014
Bacharelado na Suíça
Seja a primeira pessoa a dar um coração para esta vaquinha!
Comprar corações
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
Sobre
Atualizações
Quem ajudou
Selos recebidos
Vakinha Premiada
Vaquinha criada em: 26/06/2018

Olá, meu nome é Jonatas de Oliveira Carmo, nasci em São Paulo e moro na Zona Leste com meus pais. Desde que nasci eles me ensinam a servir a Deus e amar música, na verdade desde antes de nascer eles colocavam Vivaldi para eu ouvir, e por isso me apaixonei e hoje sou clarinetista na orquestra jovem do estado de São Paulo.

Recentemente graças ao bom Deus, fui aprovado em uma das melhores classes de clarinete do mundo, no Conservatório Superior de Genebra na Suíça, para fazer aula com o francês Romain Guyot, e isso foi pela misericórdia do Senhor, porque ao chegar lá me deparei com uma classe de nível imenso, e apenas três vagas para aproximadamente quarenta clarinetistas do mundo todo, e em mim não havia capacidade, mas Ele vem sendo minha capacidade!

Contudo, conversando com meus pais que sempre me apoiaram, não achamos condições para financiar meu curso, então recorri a Santa Marcelina, e eles estão me ajudando com o projeto de minha  campanha, pedindo ajuda a você que ama arte, pois para o bacharelado eu preciso arrecadar uma quantia de dinheiro para conseguir os suprimentos necessários pela minha estadia do primeiro dos três anos, pois a partir do segundo ano os alunos tem a chance de conseguir bolsas para se manterem na Suíça até terminarem o curso, e o dinheiro necessário para as taxas do curso e passagens aéreas já conquistei sendo um dos vencedores do 6º premio Ernani de Almeida Machado da orquestra jovem do estado em Dezembro de 2017.

Como você pode ajudar por outros meios:

Banco do Brasil

AG 3558-0

Cc 21944-4

CPF 423.443.308-01

JONATAS DE OLIVEIRA CARMO

 

Mais sobre mim e minha campanha:

Telefone e whatsApp:

 +55 11 94952-5695

EMAIL:

jo-olicar@outlook.com

Facebook:

https://www.facebook.com/jonatas.oliveirashoerenbergshihitzuriano (Jonatas Carmo)

Instagram:

https://www.instagram.com/joolicarm/ (@joolicarm)

 

MINHA HISTÓRIA

COMEÇO DE TUDO

Meus pais tiveram três filhos, e desde que nascemos eles nos incentivam a ouvir música clássica e sacra, e consequentemente hoje em minha casa todos nós somos músicos.

Sempre tive o sonho de tocar algum instrumento na igreja, mas como eu era muito pequeno, não sabia qual escolher, e como todos os meus parentes falavam que eu combinava com uma tuba (por, na maior parte de minha infância, eu ter sido gordinho rs) acabei começando a estudar teoria até meus pais terem condições de comprar um eufônio para mim, pois não conseguia segurar uma tuba ainda. Porém não durei muito tempo na aulas de teoria e acabei desistindo de estudar.

Passando-se alguns anos, quando estava quase chegando na idade de 13 anos, meus pais fizeram 18 anos de casados, e minha mãe resolveu fazer uma grande surpresa para o meu pai e comprou para ele um clarinete, que é seu instrumento do coração e já fazia muitos anos que ele tinha doado o seu, e no momento que vi meu pai tocando as primeiras notas daquele instrumento eu pensei comigo: com certeza é esse instrumento que quero tocar, então comecei a estudar no clarinete novo do meu pai até os meus 14 anos, que foi quando já estava tocando na igreja, e comecei a gostar cada vez mais de música clássica.

PROFESSORES E A EMESP

Logo após ter começado a tocar na igreja, comecei a pensar em ser profissional, então procurei um professor que pudesse me ajudar e encontrei a professora Paula Pires e o professor Tiago Carvalho, que me prepararam para a prova para ser um aluno da EMESP-Tom Jobim, e acabou dando certo! Entrei no segundo ciclo da escola em 2014, e conheci o professor Gustavo Barbosa, que teve grandíssima influencia no meu jeito de pensar música, e sempre me encorajou em meus sonhos ousados, porem teve que sair da escola um ano depois por motivos pessoais, e coincidência ou não a minha primeira professora (Paula Pires) tinha acabado de terminar seus estudos na Alemanha e entrou na EMESP como professora voltando a me dar aulas.

Quando eu já estava fazendo aulas a algum tempo com ela, resolvi conta-la sobre meu sonho de ser solista, que é o ápice de um músico, e graças a Deus, Ele tem colocado pessoas na minha vida que acreditam em mim, e lembro até hoje que na mesma hora ela tirou o celular e falou: Jonatas, você precisa fazer concursos internacionais, e começamos a procurar.

UNESP E ITALIA

Logo que comecei a fazer aulas com a professora Paula, e passei em primeiro lugar para cursar o bacharelado com o professor Sérgio Burgani, na UNESP, e quando começamos a procurar o meu primeiro concurso internacional achamos um muito importante na Itália, e sem pensar duas vezes comecei a me preparar para a competição.

Os meses se passavam e a competição ia chegando, e todos que me perguntavam, eu dizia que ia, com certeza, como se estivesse tudo certo, mas na verdade eu não tinha dinheiro nem para tirar o passaporte. Porém como eu tinha aprendido na igreja e em alguns livros, quando você quer uma coisa, tem que fazer o que está ao seu alcance (mesmo que você só tenha dinheiro para imprimir o RG para o concurso, que era a única coisa que eu tinha dinheiro para fazer), e sentir como se você já tenha aquilo, e quando comecei a fazer o que estava no meu alcance, as outras coisas começaram a aparecer, e finalmente consegui tirar meu passaporte.

Faltando menos de um mês para a competição eu já tinha tudo, menos a passagem e dinheiro para me hospedar, e procurava por algum patrocinador, mas estava sendo um desafio, e quando faltava apenas duas semanas para a viajem, eu estava esperando para fazer minha aula de clarinete na UNESP e recebi a notícia no celular de que um patrocinador que eu estava tentando não iria poder me ajudar... na hora fiquei triste, mas em instante eu falei para mim mesmo: não importa como, e sim que vai acontecer!

MILAGRE!

E então me levantei para fazer minha aula, e meu professor me perguntou como estava meus preparativos para a competição, e eu disse que estava tudo indo bem. E então ele sem saber que eu mal tinha minhas passagens me disse: Jonatas, você quer representar a Devon&Burgani clarinetes nesse concurso? Então eu disse sim, mas por que? Então ele me falo, se você representar meus clarinetes lá, eu banco sua viajem.

E foi assim que comecei com o meu primeiro grande passo rumo ao meu sonho de ser solista, representando o Brasil em um concurso internacional com um clarinete brasileiro, tocando uma peça brasileira e ganhando o 2º prêmio do concurso, glória a Deus.

ORQUESTRA JOVEM DO ESTADO E SUIÇA

Depois de voltar da Itália, eu sabia que me sonho era ir estudar na Europa, e desde aquela época já ouvia muito falar na classe de Genebra, e então comecei a procurar lugares que poderiam me ajudar nesse sonho, e com certeza a orquestra jovem era o melhor lugar.

Fiz a prova e ficando de suplente alguns meses depois me chamaram para finalmente fazer parte dessa orquestra incrível, aonde vivi momentos de emoção profunda com o som de dezenas e as vezes quase cem músicos tocando juntos, onde tive oportunidade de gravar dois CD´s e aprender muito com o maestro Cláudio Cruz e companheiros de naipe, e além disso com a bolsa pude ajuntar dinheiro para ir a Europa mais uma vez em festival para conhecer professores.

Porém com certeza o momento mais importante para mim na orquestra foi poder ter ganhado um dos prêmios Ernani de Almeida Machado em 2017, e isso incendiou meu coração para apostar tudo em uma prova em Genebra, porque com certeza era o melhor lugar do planeta e o que tinha mais relações com meus objetivos, e agora com o dinheiro do prêmio eu já teria um ponta pé inicial.

GENEBRA

Então no começo desse ano mais uma vez com o dinheiro da bolsa da orquestra fui fazer a prova em Genebra na Suíça, e graças a Deus passei naquela prova onde eu me desencorajava, mas Deus me encorajava e agora estou precisando desse dinheiro para poder realizar o meu sonho de ir para lá em Setembro e dar o meu melhor, para quando eu conquistar meus sonhos, poder voltar aqui e ajudar pessoas que tem sonhos como eu, e dizer que é possível!

 

Denunciar essa vaquinha
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.