
Vivemos tempos muito difíceis, não é? Notícias que nos indignam, nos chateiam, e a impressão de que nada vai mudar enquanto as mesmas pessoas estiverem tomando as decisões. Porém, continuamos com a esperança de que as coisas irão melhorar, e sempre bate aquele sentimento de que é possível fazer diferente!
E se eu te contar que tem uma juventude que já está fazendo?
Ainda que os jovens estejam entre os grupos mais excluídos dos espaços do poder, principalmente quando vêm de contextos mais vulneráveis, eles têm mostrado sua capacidade para resolver os problemas enfrentados por nossa sociedade e construir um futuro melhor.
Enxergando esse potencial, a Escola Comum foi pensada para oferecer uma educação cidadã e gratuita para jovens entre 16 e 19 anos de regiões periféricas, visando impulsionar seu protagonismo e sua liderança na superação coletiva dos desafios estruturais que impedem o Brasil de se tornar um país mais justo e verdadeiramente democrático.
Desde 2018, mais de 450 jovens foram impactados em cursos de curta, média e longa duração, em sua maioria pretos e pardos (70%) e mulheres (50%). Como forma de garantir a participação dos 68 participantes do curso regular, realizado anualmente entre março e dezembro, são oferecidas bolsas-estímulo de R$200,00 por mês, além de auxílio-deslocamento e de alimentação.
Desde sua criação, a Escola Comum contribuiu para a trajetória de sucesso de muitas pessoas. São jovens que:
Foram 3 anos de muitas conquistas, contando com pessoas incríveis que lutam diariamente pela continuidade do projeto. A necessidade de superar desafios estruturais e nosso sonho de uma Escola Comum que chegue a regiões periféricas de todo o Brasil motivaram a criação da primeira campanha de arrecadação da ONG:
Escola Comum Avança!
Apoie a Escola Comum na missão de modificar a trajetória de mais jovens através da educação cidadã e política, para que concretizem seus potenciais e atuem como protagonistas das mudanças que queremos ver em nosso país.
As 20 primeiras doações acima de R$250,00 serão recompensadas com uma caneca da Escola Comum.
Acesse nosso site para saber mais sobre o projeto! https://escolacomum.org/