
A Associação Alemã de Juiz de Fora (Associação Cultural e Recreativa Brasil-Alemanha) fundada em 27 de Abril de 1993, possui como principais objetivos: promover, divulgar, apoiar, incentivar e coordenar trabalhos e eventos relacionados ao estudo dos diversos aspectos culturais das sociedades alemã e brasileira assim como seus reflexos na formação da nação brasileira.
Além disso, mantém desde 1993, o Grupo Folclórico Germânico SCHMETTERLING.
Este grupo, iniciou suas atividades no dia 16 de junho de 1990 (data em que se comemora a sua criação) e foi essencial para a realização ininterrupta da DEUTSCHES FEST(Festa Alemã do Borboleta), a partir de 1995.
A tradição da Festa Alemã que teve inicio em 1969 quando foi organizada a 1ª Festa Alemã, pode ser até mesmo considerada uma das precursoras das tradicionais festas alemãs no Brasil, conhecidas como OKTOBERFEST, tendo em vista que as três primeiras edições foram realizadas nos meses de outubro de 1969, 1973 e 1975.
Ao longo de sua trajetória, a Associação consolidou o movimento de resgate e preservação da cultura alemã em Juiz de Fora, tornando a Ex-Colônia do Meio como era denominada no século XIX, hoje atual bairro Borboleta, no principal reduto da imigração germânica em nossa cidade.
A título de exemplo, citamos como primeiro reconhecimento de nosso trabalho, o Título de Utilidade Pública Municipal, através da Lei 10.744, de 28 de Maio de 2004.
Em 2013, ano em que completou os 20 Anos de fundação da Associação, recebemos o Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld, criado pela Lei 4.496, de 22 de novembro de 1973. Este Mérito é entregue durante as comemorações do aniversário da cidade àqueles que, de maneira excepcional, tenham contribuído para a projeção e a valorização do município de Juiz de Fora.
Neste mesmo ano, recebemos o Título de Entidade Benemérita de Juiz de Fora, outorgado pela Câmara Municipal de acordo com a Lei 12.780, de 25 de Abril de 2013.
Em 2015, recebemos o Mérito Legislativo na categoria Turismo pela Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Ainda dentro de nosso contexto cultural, temos o tombamento como Bem Imaterial de Juiz de Fora o registro da receita do pão alemão como bem de natureza imaterial que foi sancionado através do Decreto Municipal nº 232, de 05 de maio de 2010. O modo de fazer o pão alemão, que tornou-se apreciado em Juiz de Fora com a chegada dos imigrantes alemães à cidade, em meados do século XIX, foi anotado no livro de registro de bens de natureza imaterial de Juiz de Fora sob o número 006/2010.
A DEUTSCHES FEST (Festa Alemã do Bairro Borboleta) é atualmente um dos principais eventos realizados pela Associação, tendo seu valor reconhecido pela sociedade. Para tanto, é considerada patrimônio cultural de Juiz de Fora, através da Lei n° 12.621, de 09 de Julho de 2012, que declara de utilidade pública, a festa de tradições alemãs, para fins de registro e efeito de proteção e preservação, como bem constitutivo da cultura colonizadora na memória urbana da cidade.
Nosso compromisso com o resgate e preservação da cultura germânica, nos possibilitou participar ativamente na criação da Lei nº 13.153 de 19 de junho de 2015 que criou o Dia do Imigrante Germânico em Juiz de Fora, assim como a Lei nº 13.727 de 12 de julho de 2018 que criou a Semana Municipal da Imigração Germânica “Luiz José Stheling”. Participamos também do processo de formulação da Lei nº 13.742 de 06 de agosto de 2018 que declarou o bairro Borboleta, o “Bairro Alemão de Juiz de Fora”.
Destacamos ainda as atividades típicas realizadas durante todo o ano pela Associação: almoços, jantares, bailes, seminários, cursos de dança, além de ensaios semanais das 8 categorias do Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling, envolvendo cerca de 120 pessoas de 3 a 70 anos de idade.
No intuito de resgatar os hábitos linguísticos perdidos com o tempo, oferecemos o “Alle Mann auf Kurs”, um curso de alemão oferecido desde 2015 no formato Gemeinschaftskurs (Curso da Comunidade).
Contribuindo com o resgate folclórico na vertente musical, foi criado em 2015 a Banda Típica ALEMÃO CASCUDO e em 2018 o Quarteto HEIMATLAND ambos com repertório típico alemão e teuto-brasileiro.
Em 2017 formamos o Conjunto Folclórico Schmetterling Kapelle com objetivo de apresentar ao vivo todas as músicas das coreografias das categorias do Grupo Folclórico.
No mesmo ano foi criada a Camerata Gustav Reich, que interpreta clássicos de compositores alemães. O nome da Camerata foi escolhido para homenagear um imigrante alemão pioneiro da música erudita em Juiz de Fora no século XIX.
Nas comemorações dos 25 anos de fundação da Associação em 2018, demos início a Escola de Música Maldo Gerheim, ainda incipiente, mas com muitas perspectivas.
Durante a realização da Semana de Língua Alemã em 2019, apresentou-se pela primeira vez o DUO MUSICAL EIN PROSIT da Associação, também com repertório típico alemão e teuto-brasileiro.
Em nossa antiga Sede, iniciamos a organização do Centro de Memória da Imigração Germânica contribuindo assim para o registro da memória dos nossos antepassados.
Ainda em 2019, o DECRETO N.º 13.730 - de 13 de setembro de 2019 registrou como “Bem Cultural de Natureza Imaterial”, nos termos da Lei Municipal nº 10.777, de 15 de julho de 2004, a “Deutsches Fest-Festa Alemã que ocorre no Bairro Borboleta, no mês de setembro, suas danças, músicas típicas e hábitos alimentares”.
Enfim, todas essas atividades e projetos apresentados nos demonstram a grandeza do trabalho que realizamos e contribuímos, juntos. Nossa Associação com todas as dificuldades e desafios tem cumprido com seu papel no resgate e preservação da cultura alemã e teuto-brasileira em Juiz de Fora.
Esperamos em breve poder retomar nossas atividades.