
Somos um grupo de voluntárias, médicas, residentes e estudantes de Medicina, fundadoras do Projeto “Contracepção CG” que tem por objetivo garantir o acesso da população em Campina Grande - PB a métodos contraceptivos reversíveis de longa duração (LARCs), através do SUS. Iniciamos a inserção do implante contraceptivo de etonogestrel (IMPLANON), porém os custos são elevados e temos duas filas: uma para quem pode pagar o valor de custo do implante e outra para quem que não pode pagar, desde que pertença a um dos grupos prioritários.
As inserções são feitas em serviços SUS e não são cobradas, porém o município ainda não está comprando os implantes e o projeto não tem condições de arcar com todo o valor. Dependemos da contribuição regular que nós mesmas fazemos, bem como de campanhas para arrecadar doações.
O Implanon é o método contraceptivo mais eficaz que existe! Tem 5 falhas para cada 10.000 usuárias/ano e tem pouquíssimas contraindicações (praticamente só gravidez e câncer de mama, além do sangramento anormal não investigado).
Contribuindo com esta vaquinha você estará ajudando a garantir Implanon de graça para aquelas que não têm condições de pagar mesmo o valor de custo, fazendo com que a segunda fila ande e as candidatas consigam colocar o Implanon que desejam e do qual precisam. Se comprarmos 42 implantes, cada qual sai a pouco mais de 700 reais, e conseguiremos mais 18 de graça, devido ao acordo com os vendedores.
Você pode contribuir doando a quantia que quiser (quanto mais doações, melhor, não importa o valor!), ou pode decidir se adota uma das candidatas (veja no nosso Instagram @agendaimplanon) e paga o valor de um Implanon, ou ainda se você tem o Implanon para disponibilizar, pode doá-lo ao nosso projeto.
Contracepção de alta efetividade é importantíssima para garantia dos direitos sexuais e reprodutivos e para redução das gestações de alto risco e da mortalidade materna.
CONTRIBUA! FAÇA A SUA PARTE NESTE PROJETO!