Vaquinha / Outros / Dinheiro

Apoio a Martinha, travesti de 60 anos de Salvador/BA

ID da vaquinha: 47521
Apoio a Martinha, travesti de 60 anos de Salvador/BA
0 coração recebido
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
URL copiada!
47%
Arrecadado
R$ 4.650,00
de
Meta
R$ 10.000,00
Apoiadores
72
Encerrada
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Corações Recebidos
  • Mensagens
Thumb martinha2Martinha é uma travesti de 60 anos de idade da cidade de Salvador e é ativista pelos direitos das pessoas LGBT. Passou pelos violentos anos de ditadura militar, pelas perseguições policiais e pelas prisões arbitrárias de travestis nas ruas do centro da cidade, tendo sofrido inúmeras violências e abusos transfóbicos.Veja o depoimento dela em: https://www.youtube.com/watch?v=VEWp4yl3j5Q .Até 2013, Martinha vivia em uma precária casa no centro histórico de Salvador, até que ela foi completamente incendiada em um atentado transfóbico. Até então, Martinha morava e sobrevivia do aluguel dos quartos desta casa. Atualmente vivendo precariamente em outro local, ela mantém o projeto e sonho de reconstruir o local.

Veja em: bit.ly/1ZMe2CT .

Mais recentemente, Martinha se sentiu mal, com dores no lado esquerdo do corpo: eram sintomas de AVC. Martinha deu entrada no Hospital Geral Roberto Santos, fez alguns exames e foi mandada de volta para casa após atendimento inadequado, conforme notícia apresentada abaixo:

http://www.aratuonline.com.br/noticias/transfobia-travesti-diz-ter-tido-atendimento-recusado-no-robert-santos-assessoria-do-hospital-nega/

No dia 26 de março de 2016, Martinha completou 60 anos de idade, e está há alguns dias internada - em outro hospital, o Ernesto Simões. Seu ativismo e sua vida de resistência e dificuldades são parte importante da história das comunidades trans e travestis de Salvador, Bahia e Brasil.

Decidimos, entre algumas pessoas amigas, abrir esta 'vaquinha' para apoiar Martinha nas suas necessidades urgentes. Sua saúde precarizada e sua casa ainda em ruínas são dois motivos críticos para que possamos contribuir com seus processos de recuperação e reconstrução.

Sendo assim, as doações que conseguirmos para Martinha serão diretamente repassadas a ela, para que ela possa se estabilizar materialmente no cuidado de sua saúde, e se possível podermos pensar formas de recuperar a casa dela.

Contribuam com o que puder, Martinha é parte importante da nossa história!

Encerrada
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2022