
O Coral Ars Antiqua nasceu do reencontro de cantores e regentes, amadores e profissionais que pertenceram ao Ars Nova, coral da UFMG, um dos corais mais prestigiados e premiado do Brasil, mundialmente conhecido, sob a regência do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca. Fazem parte da história desses cantores experiências marcantes, vividas em viagens internacionais e pelo Brasil, quando o Ars Nova participava de vários Festivais e Concursos ou como convidado em importantes eventos.
O Ars Antiqua almeja dar continuidade à longa experiência de seus integrantes, realizando obras dos períodos Barroco e Clássico, Renascença, Romantismo e da música coral contemporânea, com ênfase às composições de autores brasileiros como Villa-Lobos, Guarnieri, Francisco Mignone, Ayrton Escobar e outros, além da rica produção autoral de Carlos Alberto Pinto Fonseca, cujas peças são executadas por corais de várias partes do mundo.
Objetivos da arrecadação
O objetivo é viabilizar recursos para que o Ars Antiqua faça a sua primeira tournée internacional, representando o Brasil em importantes festivais na Suíça e em Portugal, no período de 25 de setembro a 04 de outubro de 2024.