AO NEGRUM3 E ALÉM

ID da vaquinha: 717009
AO NEGRUM3 E ALÉM
Diego Paulino
São Paulo / SP
Arrecadado
R$ 5.530,00
Meta
R$ 4.600,00
Apoiadores
0
Encerrada
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou

Olá! Quem aqui escreve é o Diego Paulino, diretor de NEGRUM3.

 

Em abril deste ano o curta-metragem NEGRUM3 foi convidado a participar da Mostra Competitiva na vigésima terceira edição do Queer Lisboa - Festival Internacional de Cinema Queer, realizado entre 19 e 29 de setembro de 2019 em Lisboa, Portugal. O Queer Lisboa é um dos eventos elegíveis para o Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais Internacionais, parte da política da ANCINE voltada para a promoção do audiovisual brasileiro.

No dia 26 de agosto saiu a publicação no Diário Oficial da União confirmando a aprovação do custeio da minha passagem para Lisboa. Na quinta, 12 de setembro, fomos informados que a ANCINE "decidiu, entre outras coisas, suspender o Programa de Apoio Internacional para reanálise orçamentária", paralisando futuros processos seletivos e revogando três termos de concessão aprovados, incluindo o meu. Meu apoio foi retirado. Há ainda alguns festivais com apoio, mas por alguma razão (e aí podemos elencar racismo, e LGBTofobia) o Queer Lisboa não entrou nessa lista.

Escrevo esse texto para deixar pública mais essa ação de desmantelamento do audiovisual brasileiro e CENSURA. NEGRUM3 é um filme sobre celebrar as existências múltiplas de bixas pretas, insubmissas e revolucionárias. É um filme que aponta para o futuro, mesmo que a realidade cruel tente nos matar todos os dias. Cinema é discurso e imaginário. Imaginários alteram o plano do concreto, do real. Censurar NEGRUM3 é censurar esse cinema feito por preto, por bixa, que recria e reconta a história. Deixo pública minha indignação e REPULSA ao (des)governo que assola o país.

O documentário NEGRUM3 teve estreia há um ano. NEsse tempo, já Acumulamos DEZOITO PRÊMIOS  e passamos por mais de QUARENTA FESTIVAIS, brasileiros e internacionais, sendo um feito notável para um curta-metragem em 2019. Tivemos sessões em mais de 14 estados brasileiros, assim como na Argentina, México, EUA, Reino Unido, África do Sul, já tendo programadas outras na Dinamarca e Escócia. Em todas essas sessões internacionais NEGRUM3 foi sem tripulação, sem ninguém para representá-lo. O Queer Lisboa seria minha primeira experiência internacional com o filme  - e ainda vai ser.



Como contava com o apoio da ANCINE, comprei as passagens e as parcelei, já que era a única maneira de custeá-las. Agora sem mais esse dinheiro, a dívida continua e por isso aproveito esse post para anunciar a VAKINHA (link da vakinha) para que eu consiga levar NEGRUM3, esse documentário onírico sobre bixas pretas das urbanidades de São Paulo, para além-mar. Toda e qualquer contribuição (e compartilhamento) é válida!



Nem agora nem nunca vão nos parar.

Denunciar essa vaquinha
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
icone de mensagemfaleconosco@vakinha.com.br
Elementos SVG

Curta e compartilhe nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados. 2019