
Arthur nasceu de 34 semanas por cesariana e, logo ao vir ao mundo, apresentou dificuldade para respirar. Foi imediatamente encaminhado à UTI neonatal, onde permaneceu intubado e sedado. Durante esse período enfrentou sepse, hipertensão pulmonar e precisou de suporte total de oxigênio (NO₂), correndo risco de vida ao desenvolver hipóxia e hemorragia cerebral, o que resultou em paralisia.
Aos 5 meses, Arthur foi internado novamente com meningite bacteriana pneumocócica. Ficou 33 dias hospitalizado, utilizou sonda nasoenteral devido à disfagia (que já foi removida e está em avaliação) e apresentou crises convulsivas que agravaram seu quadro neurológico.
Hoje, ele precisa de fisioterapia neurofuncional de forma intensiva, pois tem até os dois anos de idade para desenvolver ao máximo suas capacidades motoras. Atualmente faz apenas uma sessão semanal de 30 minutos no CER, mas a demanda real é de 5 atendimentos semanais. O encaminhamento à AACD foi efetivado, mas iniciará terapia em grupo por 9 meses 1 vez na semana para desenvolver a parte social e toque fisico de outras pessoas, junto cm a terapia aquatica , sendo ainda primordial o acompanhamento com a neurofuncional para estimulos cerebrais atraves de terapias com aparelhos para estimulos da parte cerebral que esta lesionada para tentar extrair o máximo da área, enquanto ainda é novo.
Doenças associadas:Epilepsia (CID-10: G40)Paralisia Cerebral (CID-10: G80.0)
Avaliação Neurológica Infantil (HINE): dos 78 pontos possíveis, Arthur obteve 34, indicando comprometimento motor severo.
Tônus muscular (escala de Ashworth): grau 2 (aumento de tônus em mais da metade do arco de movimento).
1. Função visual e auditiva:
2. Reações posturais e alinhamento corporal:
3. Estimulação somatossensorial: ativação dos sistemas proprioceptivo e tátil com pressão, vibração e diferentes texturas.
4. Início da tomada de peso:
5. Prevenção musculoesquelética e vigilância ortopédica:
Recomendações de acompanhamento:
Para mais detalhes, consulte o anexo: file.pdf
Esta campanha é organizada por Fernando Moises da Silva, em parceria com Elisama, mãe do Arthur, com o objetivo de custear terapias, exames e locomoção e, todo o suporte necessário ao desenvolvimento do pequeno.
Como ajudar: PIX: 5710065@vakinha.com.br