Cover alunos de escola publica de olinda
Vakinha avatar

Vakinha de
JORGECY PEREIRA DA SILVA CABRAL
Olinda/PE

Alunos olindenses vão representar o Brasil na Colômbia

Objetivo
R$ 2.500,00
Arrecadado
R$ 175,00

Nós estudantes de escola pública estadual, estamos lançando essa vakinha com a intenção de arrecadar meios financeiros para custear nossa estadia, alimentação e translado entre os dias 12 a 18 de setembro na Colômbia, visto que irermos representar nossa cidade, estado e país. Nosso projeto mostra meios de combater o Aedes aegypti, situação que preocupa a população mundial.

Criada em
30/08/2017
Encerra em
12/09/2017

O desejo de criar uma comunidade consciente e precavida está ampliando os horizontes educacionais do grupo "Caça ao Aedes" da Escola de Referência em Ensino Médio Desembargador Renato Fonseca, no bairro de Jardim Brasil, em Olinda. 

Depois de realizarmos uma pesquisa e comprovar que as arboviroses estavam comprometendo o rendimento escolar dos alunos, em função de faltas recorrentes, decidimos criar um aplicativo para estimular a população a denunciar focos do Aedes aegypti. O aplicativo "Caça ao Aedes em Jardim Brasil", estimula a população a fiscalizar e denunciar focos de dengue em sua cidade e comunidade. Há informações sobre a doença, dicas para evitar a proliferação do mosquito, espaço para as denúncias e um sistema de mapeamento por GPS, que permite a localização dos focos da denúncia.

A ideia nasceu como uma continuidade do projeto iniciado ainda em 2014, quando um grupo de estudantes começou a perceber as salas vazias. Ao questionar a coordenação sobre o motivo, eles descobriram uma provável alta incidência de dengue, zika e chikungunya, as três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, na região. Então, decidimos comprovar a hipótese e iniciamos uma coleta de dados nas ruas do entorno do colégio. Em um ano e meio, visitamos 310 casas e identificamos um aumento de 300% nos casos das doenças no bairro onde a escola está inserida. Em seguida, iniciamos um trabalho de conscientização com os moradores e alunos, ensinando a evitar os focos do mosquito vetor. 

Ganhamos repercussão na mídia e reconhecimento dos poderes públicos. O aplicativo para celular de combate à dengue, será adotado pelos agentes de saúde do Estado e foi apresentado, no mês de fevereiro, a integrantes do Ministério da Saúde em Brasília a pedido do atual ministro da Saúde, Ricardo Barros. No dia 26/06 viajamos para a cidade de Assunção para participarmos da Teccien Schoenst  - feira internacional realizada no Paraguai. Ficamos em 1° lugar , como premiação vamos para o Forum Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mérida, que acontece no México em maio de 2018. Já no período de 12 a 18 de setembro, a convite, estarermos apresentando nossa iniciativa em Valledupar na Colômbia. 

Estamos trabalhando no aplicativo para acessibilidade dos deficientes auditivos e estamos no caminho certo na luta contra as arboviroses. 

Novidades (0)

Quem ajudou (4)

  • anônimo
    em 11 de Setembro de 2017

  • Maria Helena Cordeiro
    em 10 de Setembro de 2017

  • anônimo
    em 04 de Setembro de 2017

  • anônimo
    em 30 de Agosto de 2017

Contato

Envie uma mensagem diretamente para o dono desta Vakinha.





Denuncie

Iremos verificar sua denúncia e entrar em contato com o dono da Vakinha.