
“Uma gota de água no oceano, faz toda diferença”
Ombadja é um município da província do Cunene, localizado no sul de Angola, com sede na cidade de Xangongo, com uma extensão territorial de 12.264 km² e aproximadamente 148 mil habitantes. Desde 2018, as comunidades rurais encaram a realidade da seca devido as mudanças climáticas.
A falta de água para as atividades agrícola e pecuária, principais atividades das famílias desta região, tem levado ao aumento do fluxo migratório da população dos municípios do Curoca e da Ombadja - ambos em situação de emergência alimentar - em direção aos países fronteiriços como a Namíbia.
Dados do Programa Mundial de Alimentação apontam que cerca de 1,58 milhão de pessoas no sul de Angola se encontram em situação de insegurança alimentar aguda, sobretudo nas comunidades rurais. Destaque é dado à província do Cunene onde a população rural apresenta um índice de pobreza de mais de 70%.
Desde 2014 existe um empreendimento agrícola chinês na região de Ombadja que se dedica a produção de arroz e a criação de gado. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é analisar os efeitos dos investimentos agrícolas chineses sobre a segurança alimentar nas comunidades da Ombadja. Serão realizadas também entrevistas com instituições privadas, públicas e do terceiro setor que realizam ações sobre a temática de segurança alimentar na região.
Os impactos previstos deste estudo para a sociedade, e comunidades rurais da região, servirão como subsídio para a elaboração de políticas públicas para agricultura familiar, direcionamento de projetos para geração de renda para as famílias para a melhoria da segurança alimentar. O valor necessitado será para cobrir despesas com a passagem para Angola.