
*Um relato chocante de humilhação e discriminação:*Eu, Lucas, atleta brasileiro de handebol de praia, embarquei em uma jornada empolgante para participar em competições de Handebol de Praia na Espanha e em Portugal. Mas o que era para ser um sonho realizado se transformou em um pesadelo terrível na Alemanha, onde fui vítima de racismo e abusos de autoridade por parte da polícia imigratória.
*Chegada à Alemanha e o Início do Martírio:*Ao chegar na Alemanha para uma conexão em meu voo para Portugal, fui encaminhado para uma sala sem qualquer explicação. Lá, meus direitos básicos foram ignorados:• Negação de um tradutor: Apesar de não falar alemão, me privaram da comunicação, isolando-me completamente.• Apreensão do meu celular: Meu único meio de contato com o mundo exterior foi confiscado, me deixando à mercê da situação.• Acesso restrito aos meus recursos: Tentei provar que tinha condições financeiras para a viagem, mas só me permitiram mostrar uma das minhas contas bancárias.• Privação de necessidades básicas: Fiquei 3 horas sem água, quase 10h sem e sem ir ao banheiro.
*Interrogatório Ilegal e Invasão de Privacidade:*Submetido a um interrogatório intimidante, fui obrigado a responder perguntas humilhantes e invasivas sobre minha vida pessoal e finanças:• Investigação sobre Thiago Jordan: Questionaram meu relacionamento com o Jordan, acusando-o falsamente de estar na Espanha ilegalmente há 9 anos, mesmo com apresentação de documentação válida. Ele está na Espanha há 6 anos, nunca ficou ilegalmente, é casado com espanhola e tem uma filha nascida na Espanha com sua esposa.• Assediando minha mãe: Interrogaram minha mãe por telefone, invadindo sua privacidade e causando-lhe enorme angústia.• Mentiras e manipulação: Mentiram para minha mãe sobre minha situação, dizendo que eu seguiria viagem, enquanto na verdade eu estava detido e privado de liberdade, à mercê de ser deportado.• Exigência de acesso indevido: Exigiram acesso ao meu grupo do WhatsApp, violando minha privacidade e a de meus colegas.
*Cartas Convite Inválidas e Desconfiança Infundada:*Minha carta-convite para a competição foi desqualificada como "feita à brasileira", um insulto à minha cultura e ao clube (Espanhol) que redigiu e assinou a carta. Questionaram o motivo da viagem, mesmo com toda a documentação comprovando minha participação nos torneios.
*Acusações Falsas e Ameaças:*Fui falsamente acusado de não ter meios para me manter na Espanha, mesmo tendo apresentado provas do contrário. Ameaçaram me prender e multar se eu continuasse tentando me defender.
*Assinatura sob Coerção e Negação de Direitos:*Para ter acesso ao meu celular e me comunicar, fui obrigado a assinar um documento que, na verdade, era um termo de prisão e privação de liberdade. Me negaram o direito de entrar em contato com a embaixada brasileira, me deixando completamente desamparado.
*Liberdade Roubada e Deportação Ilegal:*Após mais de 10 horas de sofrimento, fui finalmente liberado, mas apenas para ser deportado de volta ao Brasil. Somente nesse momento tive acesso à comida, água e comunicação básica.
*Chegada ao Brasil e Busca por Justiça:*Ao retornar ao Rio de Janeiro, procurei imediatamente a Polícia Federal e a Embaixada Alemã para denunciar os abusos que sofri. Fui orientado a registrar os ocorridos na Embaixada e buscar reparação pelos danos físicos e psicológicos causados.*Compra de Nova Passagem e Competição Ameaçada:*Para chegar a tempo da competição na Espanha, tive que comprar uma nova passagem aérea, dessa vez sem escalas na Alemanha. Consegui entrar no país sem problemas, apresentando as mesmas documentações na Alemanha.
*Um Pedido por Justiça e Reparação:*Estou denunciando publicamente este claro caso de racismo e abuso de autoridade, já que haviam pessoas ao meu lado com menos documentaçoes do que eu e que foram liberadas (todas brancas).
*Peço o apoio de todos para que eu consiga custear as despesas da nova passagem aérea e a lutar por justiça!*
*Doe qualquer valor para me ajudar: https://www.vakinha.com.br/4928669
Compartilhe com quem puder!Obrigado por sua atenção e apoio.Juntos por um mundo mais justo!Lucas