Cover whatsapp image 2019 09 08 at 20.11.53
Thumb profilepic

Vakinha de
Leandro Prasad Holtz
Curitiba/PR

Ajude a Comunidade Huni Kuin Acre incendiada

ID da vaquinha: 690767

Copiar url:

Objetivo
R$ 35.000,00
Arrecadado
R$ 32.688,26
$ contribua

Os incêndios criminosos que vem ocorrendo na Amazônia afetaram também o povo Huni Kuin. "Nosso centro foi destruído. Estamos sendo brutalmente atacados. (...) Pedimos apoio de divulgação e união para o mundo, para combatermos essa destruição, essa perseguição contra a vida, contra a Amazônia que é a vida da humanidade" - Mapu HuniKuin, cacique e liderança espiritual do Centro.

Criada em
22/08/2019
Encerra em
20/11/2019

Os incêndios criminosos que vem ocorrendo na Amazônia afetaram também o povo Huni Kuin. O centro Huwã Karu Yuxibu, localizando em Rio Branco, capital acreana, foi uma das vítimas do fogo.

Localizado na rodovia AC 90, quilometro 36, Ramal da Goiabeira, o Centro Huwã Karu Yuxibu é um centro de cultura, espiritualidade e pesquisas das medicinas tradicionais. O local trabalha pelo fortalecimento da identidade cultural indígena do povo Huni Kuin e com o intercâmbio entre indígenas e não-indígenas.

"É uma terra que a gente comprou, temos ao todo 10 hectares. O lugar foi criado com intuito de estimular o sentimento de pertencimento Huni Kuî pelos indígenas em situação de vulnerabilidade social. Buscando o fortalecimento das identidades, cultural e territorial, a troca de saberes e a pesquisa das medicinas Huni Kuî. Recebemos em média a visita de 50 pessoas a cada encontro no Centro. Moram na comunidade seis famílias com cerca de 25 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos”, informou Mirna do Rosário, uma das integrantes do Centro.

O Centro teve 50% da sua área verde incendiada, incluindo parte do roçado, de onde provém os alimentos das famílias que vivem no local. Além disso a madeira beneficiada para a construção de casas de moradia e a mangueira do sistema provisório de abastecimento de água também foram danificadas. 

"Nosso centro foi destruído. Estamos sendo brutalmente atacados. Toda nossa terra, todo nosso plantio, tudo, tudo queimado. Voltamos para o zero. Pedimos apoio de divulgação e união para o mundo, para combatermos essa destruição, essa perseguição contra a vida, contra a Amazônia que é a vida da humanidade", desabafou o indígena Mapu HuniKuin, cacique e liderança espiritual do Centro.

Agora, o Centro precisa ser reconstruído! Algumas ações pontuais precisam ser feitas com urgência.

• Curto prazo: - Construção do poço; - Instalação de caixa d'água: - Implementação do sistema de abastecimento de água; - Construção de sistema de irrigação • Longo prazo: - Plantio de mudas de árvores e do roçado.

 

 

CHEGOU A HORA DE SE UNIRMOS POR UMA CAUSA MAIOR, 

PELO BEM MAIOR DA HUMANIDADE: NOSSA FLORESTA, NOSSA AMAZÔNIA 

Que o Grande Espirito esteja conosco, 

HAUX HAUX 

$ contribua

Novidades (1)

Leandro Prasad Holtz alterou o título da vaquinha em 23 de Agosto de 2019:

De Ajude reconstruir a comunidade Huni Kuin Acre que foi incendiada para Ajude a Comunidade Huni Kuin Acre incendiada

Quem ajudou (226)

  • Marco Dib
    em 18 de Outubro de 2019

  • Oriel Frigo
    em 13 de Outubro de 2019

  • uri
    em 09 de Outubro de 2019

  • Luciana
    em 09 de Outubro de 2019

  • Rodrigo Araujo Ribeiro
    em 05 de Outubro de 2019

  • Vinicius da Rocha Fontes
    em 03 de Outubro de 2019

  • Oscar
    em 27 de Setembro de 2019

  • Felipe Lopes Cardoso
    em 23 de Setembro de 2019

Denuncie

É necessário estar identificado para fazer uma denúncia. Registre-se ou faça login.

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.