Como ajudar
Descubra
Como funciona
Ajude a Comunidade Huni Kuin Acre incendiada
Vaquinha / Outros / Dinheiro
Curitiba / PR

Ajude a Comunidade Huni Kuin Acre incendiada

ID: 690767
Os incêndios criminosos que vem ocorrendo na Amazônia afetaram também o povo Huni Kuin. O centro Huwã Karu Yuxibu, localizando em Rio Branco, capital acreana, foi uma das vítimas do fogo. Localizado na rodovia AC 90, quilometro 36, Ramal ver tudo
Sobre
Atualizações
Quem ajudou
Vakinha Premiada
Selos recebidos
Vaquinha criada em: 22/08/2019

Os incêndios criminosos que vem ocorrendo na Amazônia afetaram também o povo Huni Kuin. O centro Huwã Karu Yuxibu, localizando em Rio Branco, capital acreana, foi uma das vítimas do fogo.

Localizado na rodovia AC 90, quilometro 36, Ramal da Goiabeira, o Centro Huwã Karu Yuxibu é um centro de cultura, espiritualidade e pesquisas das medicinas tradicionais. O local trabalha pelo fortalecimento da identidade cultural indígena do povo Huni Kuin e com o intercâmbio entre indígenas e não-indígenas.

"É uma terra que a gente comprou, temos ao todo 10 hectares. O lugar foi criado com intuito de estimular o sentimento de pertencimento Huni Kuî pelos indígenas em situação de vulnerabilidade social. Buscando o fortalecimento das identidades, cultural e territorial, a troca de saberes e a pesquisa das medicinas Huni Kuî. Recebemos em média a visita de 50 pessoas a cada encontro no Centro. Moram na comunidade seis famílias com cerca de 25 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos”, informou Mirna do Rosário, uma das integrantes do Centro.

O Centro teve 50% da sua área verde incendiada, incluindo parte do roçado, de onde provém os alimentos das famílias que vivem no local. Além disso a madeira beneficiada para a construção de casas de moradia e a mangueira do sistema provisório de abastecimento de água também foram danificadas. 

"Nosso centro foi destruído. Estamos sendo brutalmente atacados. Toda nossa terra, todo nosso plantio, tudo, tudo queimado. Voltamos para o zero. Pedimos apoio de divulgação e união para o mundo, para combatermos essa destruição, essa perseguição contra a vida, contra a Amazônia que é a vida da humanidade", desabafou o indígena Mapu HuniKuin, cacique e liderança espiritual do Centro.

Agora, o Centro precisa ser reconstruído! Algumas ações pontuais precisam ser feitas com urgência.

• Curto prazo: - Construção do poço; - Instalação de caixa d'água: - Implementação do sistema de abastecimento de água; - Construção de sistema de irrigação • Longo prazo: - Plantio de mudas de árvores e do roçado.

 

 

CHEGOU A HORA DE SE UNIRMOS POR UMA CAUSA MAIOR, 

PELO BEM MAIOR DA HUMANIDADE: NOSSA FLORESTA, NOSSA AMAZÔNIA 

Que o Grande Espirito esteja conosco, 

HAUX HAUX 

Tudo o que você precisa saber sobre o Vakinha
Arrecadado
R$ 35.048,26
de R$ 35.000,00
Dê o primeiro coração
Comprar
Apoiadores233
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.