Vaquinha / Outros / Dinheiro

Salve os Cachorros do Tijuco Preto - Campestre

ID da vaquinha: 1468015
Salve os Cachorros do Tijuco Preto - Campestre
Luana
Poços de Caldas / MG
Arrecadado
R$ 200,00
arrecadado
Sem meta
Apoiadores
0
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

Olá a todos.  Vamos a um não tão breve resumo da situação em que nos encontramos. No Tijuco Preto, Zona Rural de Campestre em Minas Gerais, possuímos um terreno o qual estamos trabalhando na construção de uma casa. Pouco mais ao lado, fica a casa de nossa tia-avó, uma senhora de mais de noventa anos, que foi adotando cachorros abandonados, esses cachorros se reproduziram em massa, fora os decorrentes abandonos no local. Tudo isso contribuiu para uma aglomeração não-saudável de cães na casa, que, obviamente, vivem em condições precárias.

Quantos cachorros são?

Atualmente (16/10/2020) são 46 cachorros ADULTOS, não costumamos contar os filhotes pois a cada semana que vamos, vemos que um certo número morreu e temos de enterrá-los, mesmo com todo nosso esforço os pequenos estão numa etapa da vida muito frágil aos inúmeros perigos . A última contagem dos filhotes foi feita antes de castrarmos algumas cadelas, quando contamos o total de recém-nascidos, haviam 32. Dos 32, temos 5 sobreviventes atualmente, 3 machos e 2 fêmeas. Por favor entrem em contato se tiverem interesse na adoção!

Alguns dos filhotes restantes

Os cachorros são divididos em duas casas que ficam uma ao lado da outra, a outra casa pertence ao meu tio-avô, que também ajuda os cachorros e a irmã como pode. Os cachorros que vivem de um dos lados são rivais dos outros, por isso ocorrem várias brigas até que, infelizmente, alguns cachorrinhos sejam mortos.

Para que o dinheiro doado será usado? 

Nossa prioridade é cuidar da saúde dos bichinhos e castrar as cadelas, assim evitando que a aglomeração permaneça ativa. Atualmente, conseguimos castrar 10 cadelas, e nas que restaram, aplicamos uma injeção para que não ficassem prenhas com duração de 6 meses. Entretanto as injeções aumentam o risco do câncer, então temos preferência por castrá-las o quanto antes.

Algumas das cadelas no dia da castração.

(TODAS as cadelas castradas se recuperaram, mas nem todas estão vivas, neste último domingo (11/10/2020) uma delas morreu devido às brigas constantes que ocorrem, pois em uma delas, algum canino perfurou sua garganta)

 Somos responsáveis por comprar a ração que os cachorros comem. Tendo de comprar tanto a para adultos quanto a para filhotes.

Além disso, usamos muitos remédios como:

  • Larvicidas para tratar os bernes (aliás, atualmente temos uma cadela com Miíase)
  • Comprimidos para os carrapatos e pulgas, visto que o carrapato-estrela transmite a febre maculosa, a qual já tivemos casos, além de que os carrapatos outrossim as pulgas podem vir a transmitir anemia quando em excesso.

Há também animais selvagens por perto, como porcos-espinho com os espinhos perigosos e lagartos com uma mordida devastadora, além de, é claro, os próprios cachorros. Visamos também  o atendimento profissionalizado, afinal somos apenas pessoas de boa vontade, não temos, no momento qualquer conhecimento aprofundado quanto o bem-estar animal. Portanto em casos extremos nós precisamos chamar um médico veterinário para nos auxiliar. 

Claudinho com o rosto normal
Claudinho 3 dias após uma paulada na cabeça. (inclusive, não saiam batendo nos cachorros de estradas, eles latem mas não mordem, tenha paciência!)
Claudinho 5 dias após a paulada.
Claudinho em recuperação após o atendimento veterinário.

O que vocês já fizeram?

Atualmente, os verificamos regularmente, retirando quaisquer carrapatos que encontramos. 

Ajudamos os enfermos,  compramos os remédios necessários visando a melhora e amenizar as dores que os pobrezinhos podem vir a sentir.

Já cuidamos desde doenças de pele, até Miíase e traumas graves à cabeça.

Tita, a cadelinha com Miíase na pata dianteira esquerda, em recuperação.
Treq, a cadela sofreu de uma grave doença de pele chamada Sarna Negra quando filhote. Hoje está totalmente curada, embora sua pele nunca tenha voltado ao normal, sendo ressecada e espessa. Por isso passamos hidratante constantemente. (Ela tava prenha na foto ♡)

Além dos cachorros, cuidamos também da nossa tia avó, afinal uma senhora de mais de 90 anos com anomalias mentais não lida com tudo sozinha da forma que devia. A higiene dela e dos cachorros é assustadora, entretanto, ela não nos deixa limpar nada. Se estiver interessado em adoção, agradecemos, contate-me, pois temos cachorros de tudo que é cor, tamanho, formato e história. Com a diminuição da população canina para um tamanho aceitável, talvez possamos levá-la a um asilo, pois a mesma se nega a ir enquanto tiver todos aqueles cachorros pra cuidar.

Mas no final, nós não conseguimos lidar com tudo sem ajuda, somos de Poços de Caldas,  a gasolina, os gastos com remédios, veterinários, os cuidados necessários com os bichinhos, é muito gasto, principalmente nessa quarentena que nos encontramos.

Se chegou até aqui, muito obrigada! Espero que possam considerar ajudar-nos, seja financeiramente ou apenas nos mandando boas energias.

Abaixo mais fotos, temos foto apenas de alguns, pois muitos fogem para o mato quando veêm pessoas. Esses são alguns dos muitos cachorros e alguns dos poucos que se aproximam de nós:

Sebastião

 

Valdisnéya  (cuidamos da perninha pela, ela é manca devido a uma mordida em uma das patas traseiras que deixou sequelas mesmo depois de curada.)
Valdisney, esse direto tem berne na bunda. kkkk Mas nada que um Silverbac não resolva.
Dulcineia cochilando no fogão.
A Treq no banheiro, que também virou casinha deles.
Gravidinha, a nomeamos assim porque antes de a castrarmos, ela acabava de ter os filhotes e já ficava prenha de novo.
Uma dos filhotinhos que conseguimos doar, hoje ela se chama Princesa e fez uma família muito feliz. (Cara do Claudinho ali do lado)
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
Elementos SVG

Curta e compartilhe nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados. 2020