
A Casa do Artesão de Cruzeiro do Sul existe há mais de uma década. Ela foi reinaugurada em 2007, e desde então se tornou uma referência na produção cultural na Terra dos Nauas. Atualmente, a casa é composta por 52 artesãos cadastrados, que expõem seus artesanatos para venda no local, se constituindo como a principal fonte de renda para esses artesãos amazônidas que vivem no Vale do Juruá.




Em julho de 2023, a casa sofreu dois arrombamentos seguidos (o primeiro domingo e o segundo durante a madrugada de terça-feira), totalizando um prejuízo de mais de 10 mil reais. Até hoje os objetos não foram recuperados. Desde então, a Associação dos Artesãos do Vale do Juruá (ASSAVAJ) que é responsável pela casa, por falta de segurança e por não ter condições financeiras de mantê-la em funcionamento, decidiu fechar as portas do local por tempo indeterminado.
Algumas notícias sobre o assalto a Casa do Artesão, repercutiram na mídia local:
Notícia: Após R$ 30 mil em prejuízos com arrombamentos, Casa do Artesão fecha as portas e espera por apoio: ‘estamos perdendo muito’ | Acre | G1 (globo.com)
Com a decisão de suspender as atividades, os artesãos ainda não buscaram alternativas para as vendas. Em decorrência do fechamento da casa, esses artesãos em sua maioria ribeirinhos, indígenas e amazônidas do Vale do Juruá, estão momentaneamente sem fonte de renda.
Na última semana, a casa do Artesão recebeu a doação de duas portas para a entrada principal. Essa doação vai auxiliar de forma significativa no processo de reabertura do espaço. No entanto, como o prejuízo em 2021 com arrombamentos foi de 20 mil reais e agora em 2023 foi de mais de 10 mil reais, a ausência de uma boa estrutura da casa para evitar novos arrombamentos e a falta de segurança, são ainda fatores limitantes para a volta do pleno funcionamento do espaço.
Por isso, nós estamos lançando essa campanha online para conseguir recursos financeiros para reestruturar a nossa casa. Através da ajuda de vocês, os artesãos amazônidas do Vale do Juruá terão novamente um local seguro para expor os seus artesanatos e por consequência, garantir a fonte de renda para as suas famílias.
Após muita luta conseguimos reabrir nossa casa, mas ainda precisamos de muita ajuda para nos reeguer de fato.
NOS AJUDE A REESTRUTURAR A CASA DO ARTESÃO DE CRUZEIRO DO SUL!